X

Rápido e eficaz

A se querer de fato – e a sociedade quer, exige – eleições limpas, com candidatos idôneos ou “fichas limpas”, a Justiça Eleitoral tem que ir fundo nas investigações desses casos já relatados e outros que começam a surgir na reta final da campanha.

Anteontem mesmo, a Polícia Federal intimou para depor vários candidatos, entre eles a candidata receptora de uma quantia de quase meio milhão de reais. Agora, surge mais o caso de um candidato a senador, que teria sonegado informações de bens em sua declaração. A princípio, uma denúncia grave.

Evidentemente que se deve dar aos acusados o amplo direito de defesa, como manda o Estado Democrático de Direito. Para isso, existem os inquéritos, as oitivas dos acusados, suas defesas. Também não se trata de instaurar um clima de terror.

Contudo, o que a sociedade quer e exige é que essas denúncias sejam apuradas com rigor e, a se comprovar a culpabilidade, a aplicação rigorosa da lei.
E quanto mais eficaz e célere sejam esses processos melhor, para evitar depois que esses candidatos eleitos consigam passar quase todo o mandato se valendo de recursos e mais recursos que a legislação frouxa permite.

 

Categories: EDITORIAL
A Gazeta do Acre: