Pavimentação de ruas no Taquari melhoram vida da comunidade

O governador Binho Marques inspecionou nesta segunda-feira, 24, o resultado do asfaltamento de ruas do bairro Taquari, no Segundo Distrito de Rio Branco.
Pavimentao_de_ruas_no_taquari
As obras naquele bairro transformaram completamente 1,9 quilômetros de ruas, fazem parte do Programa de Pavimentação de Vias Secundárias. “É um trabalho de qualidade. O Tião, nosso governador eleito, já anunciou que as ruas são prioridades”, disse o governador ao assegurar aos moradores a continuidade do asfaltamento.

A visita foi acompanhada do presidente e vice-presidente da associação dos moradores daquele bairro, Salim Manasfi e Mário Moraes José da Silva, respectivamente; do diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraesnrutura Aeroportuária do Acre (Deracre), Marcus Alexandre; a diretora de Imprensa da Secretaria de Comunicação Social, Tainá Pires, entre técnicos e gestores públicos.

O governador percorreu as ruas Baixa Verde, de 322 metros de extensão; Barra Verde (272 m) e Júlio Mariano (334 m). No total, quatro ruas foram pavimentadas, em serviços que beneficiam também bairros adjacentes.

Além do asfalto, o Deracre implantou rede de drenagem de água de chuvas e de coleta de esgoto. Participaram também da visita o diretor de Obras do Deracre, Joselito Nóbrega e a gerente de Vias Urbanas do órgão, Gilcélia Vianna.   O Governo do Acre investe R$ 1.946.500,00 no lote 2, que contempla ruas do Taquari e bairro do Quinze.  

Até o fim do ano, 70% do esgoto produzido em Rio Branco será coletado e tratado. Somente com o Programa de Pavimentação de Vias Secundárias, coordenado pelo Deracre, estão sendo utilizados 10.000 metros de tubos para drenagem. 70% do programa estão executados.

A conclusão se dará nos próximos meses. Em breve, Rio Branco terá 42 quilômetros de ruas asfaltadas pelo sistema de tratamento superficial duplo (TSD) e cimento asfáltico de petróleo (CAP) – este aplicado nas vias maiores e de maior fluxo de veículos e pessoas. No total, o Programa de Pavimentação de Vias Secundárias irá investir perto de R$ 30 milhões em 175 ruas de 35 bairros. Também há serviços de detalhamento, como implantação de meio-fio e sinalização.

O Taquari é um bairro grande, que abriga cerca de 18.000 pessoas, segundo o presidente da associação de moradores, Salim Manasfi. Ele credita ao governador Binho Marques os mais importantes benefícios obtidos pela região nos últimos anos. “Se todos tivessem feito um pouco, já teria muita coisa pronta”, disse.

Moradores felizes
Resultado do debate democrático com a comunidade, a implantação de uma frente de obras traz resultados positivos em todas as áreas. A moradora Maria Madalena Silva, da Travessa Barra Verde, disse que gostou muito do que foi feito e deseja que o trabalho continue. Semelhante opinião tem o servente José Gomes, morador há dois na Barra Verde: “aqui não andava nem sapo acorrentado”, brincou. “Agora ficou bom demais”.

Não faz muito tempo a maior parte da malha viária da capital não possuía captação de águas pluviais e coleta de esgoto, mas essa realidade vem se alterando radicalmente.

No Taquari, a situação era mais complicada ainda. “Minha mãe me ensinou os primeiros passos bem aqui, quando esta rua era apenas uma trilha. Muita gente passou no governo e nunca se interessou por este bairro”, disse o vendedor Vandeberg Bezerra Bispo, relatando sua vida nos tempos difíceis da região que nasceu e vive até hoje. (Agência Acre)

 

Pavimentao_de_ruas_no_taquari_1

Pavimentao_de_ruas_no_taquari_2

Pavimentao_de_ruas_no_taquari_3

Pavimentao_de_ruas_no_taquari_4


 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation