Pular para o conteúdo

População recebe orientações sobre Saúde Bucal amanhã

Em comemoração ao Dia do Cirurgião-Dentista, celebrado na próxima segunda-feira, 25 de outubro, as Secretarias Estadual e Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia do Acre, Universidade Federal do Acre e União Educacional do Norte, promovem atividades de Promoção e Prevenção de Saúde Bucal.

As atividades serão realizadas durante o dia e à noite. Pela manhã, das 8h às 12h, profis-sionais em saúde bucal estarão na Praça do Senadinho, na Praça Plácido de Castro e no Terminal Urbano, orientando a população sobre hábitos de higiene oral. Para encerrar a celebração, o cirurgião-dentista Édson de Lucena ministrará a palestra “Implantação da Política Nacional de Saúde Bucal do Brasil”, a partir das 19 horas, no auditório da Uninorte.

Para a gerente da Divisão de Saúde Bucal, Verônica Fernandes, “a falta de higiene bucal e de cuidados essenciais com os dentes são as principais causas de doenças na boca. Essas atividades objetivam ensinar às pessoas como manter uma boca saudável, ensinando técnicas de escovação, qual a escova dental correta, como usar o fio dental, além do auto-exame bucal para detectar alguma alteração precursora do câncer bucal”.

De acordo com Verônica, os cirurgiões-dentistas, além de cuidar dos dentes, tratam dos problemas bucais relacionados à gengiva e ossos da face. “Eles são responsáveis pela prevenção e tratamento das doenças da boca, tendo um papel fundamental em promover a saúde individual e coletiva no desempenho de suas funções, cargos, seja no setor público ou privado. É importante que as pessoas procurem esses profissionais com mais freqüência para cuidar melhor da sua saúde oral e evitar complicações futuras”, orienta. (Assessoria)

Como manter a higiene bucal

# Escove os dentes após as refeições ou, no mínimo, três vezes ao dia;

# Use o fio dental ou fita dental pelo menos uma vez ao dia para limpar as superfícies não alcançadas pela escova;

# A escova de dente deve estar sempre em bom estado, com cerdas macias e pontas arredondadas. Se as cerdas ficarem tortas, a escova deve ser trocada;

# Faça remoção periódica de tártaro;

# Fique atento: o descuido com os dentes e gengivas pode causar doenças graves como a endocardite bacteriana, causada por uma bactéria que se aloja nas válvulas do coração.