Temperatura média em setembro ficou 10ºC acima do normal

A temperatura média em Rio Branco durante o mês de setembro ficou 10oC acima da registrada na última década. Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a temperatura média na Capital para o período é de 25,6oC.

Em 2010, porém, os termômetros chegaram a marcar 37oC. Em alguns dias a temperatura foi de 39oC, com sensação térmica ultrapassando os 42oC.    

O mesmo comportamento do clima foi observado em Cruzeiro do Sul. Setembro foi o mês mais quente do ano, superando até mesmo os tradicionais meses do (verão amazônico), como julho e agosto. Ainda de acordo com o Inmet, a precipitação pluviométrica em setembro ficou abaixo da normal.

Segundo o boletim climático do governo acreano, a umidade relativa do ar deve se manter entre 35% e 100% até amanhã. Altas temperaturas, falta de chuvas e ventos fortes têm feito de setembro de 2010 um dos que registra o maior número de focos de incêndio.

Segundo os últimos dados oficiais do governo, colhidos entre os dias 21 e 25, foram registrados 905 focos de calor em todo Estado. Em período igual do ano passado, a quantidade de focos foi de 53; um aumento de mais de 1.600%.

Somente na sexta-feira passada, os satélites detectaram 186 focos. Com a fumaça das queimadas no ar, os hospitais ficam abarrotados de pessoas com doenças respiratórias. Segundo a Secretaria de Saúde, quase 600 pessoas foram internadas por doenças relacionadas às condições climáticas nos últimos dias.

 

 

Assuntos desta notícia

Join the Conversation