Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Danos irreparáveis

É preciso insistir: os números divulgados ontem por este jornal sobre o aumento do número de casos da dengue na Capital e alguns municí-pios são alarmantes e preocupantes. Como se viu, em apenas uma semana, os casos triplicaram e a tendência é aumentar, descambando para uma epidemia.

Quando isso ocorre, os danos à saúde da população são irreparáveis, considerando que já há vários registros de dengue hemorrágica que mata. Mesmo a dengue do tipo comum ou mais brando deixa seqüelas. Basta ver as unidades de saúde, também como se mostrou ontem, repletas de pacientes sofrendo.

As causas são conhecidas e as medidas a serem tomadas também já vêm sendo amplamente divulgadas. Não há outra solução a não ser tomar as medidas preventivas, combatendo o mosquito transmissor.

E aí, também, é necessário estabelecer uma parceria forte entre o poder público, os órgãos de saúde – municipais, estaduais e federais – fazendo a sua parte e a sociedade fazendo a sua.

Dezembro, janeiro, a sociedade se preparar para as festas de fim de ano, férias. Nada mais desagradável do que passar este período em leitos de hospitais ou mesmo em casa doentes.

 

Sair da versão mobile