Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

É grave

O anúncio pela prefeitura da Capital de novas medidas e mais investimentos na prevenção e combate à dengue só vem reforçar a gravidade da situação que a doença atingiu. Aliás, o próprio prefeito Raimundo Angelim disse ter contraído dengue.

Para se ter uma idéia da gravidade do problema, só na primeira semana deste mês foram notificados mais 1 mil casos suspeitos e a cada semana esse número vem aumentando numa proporção em que se caracteriza praticamente o estágio de epidemia.

Contudo, pelas peculiaridades dessa doença, não basta os poderes públicos aumentarem o número de agentes de saúde, o número de leitos e mesmo investimentos em recursos financeiros. Mesmo que isso não os exima da maior quota de responsabilidade já que se trata de um problema de saúde pública.

Vale sempre repetir que a população tem também que assumir e fazer a sua parte tomando as medidas preventivas que há anos vem sendo recomendadas, as quais, se resumem em eliminar os focos de proliferação do mosquito transmissor.

Ou se faz isso de uma forma cons-ciente, perseverante ou todos sofrerão as conseqüências. Ninguém pode se considerar isento dessa responsabilidade.

 

Sair da versão mobile