15 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

15 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Alunos promovem exposição Literária na próxima segunda

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
04/12/2010 - 04:56
Manda no zap!CompartilharTuitar

Professores da escola Leôncio de Carvalho preparam uma exposição literária que acontecerá dia 6 de dezembro, segunda-feira, no Sesc do Bosque.
Nesse evento, os alunos apresentarão trabalhos sobre autores e obras da literatura universal, brasileira e regional: Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Monteiro Lobato, Floberla Espanca, contos de suspense, mistério e terror, contos de fadas, crônicas de humor, etc; clássicos da literatura universal como As Viagens de Gulliver, O Corcunda de Notre Damme, Alice no País das Maravilhas, O Conde de Monte Cristo, etc. Alguns textos serão, inclusive, encenados por alguns de nossos alunos.
Silvio04
Além disso, haverá a presença de muitos escritores locais, sendo os mesmos tema de estudo dos alunos. Os escritores locais que estarão na exposição são: Mauro Modesto, Allan Rick Miranda, Antônio Klemer, Francisco Dandão, Fátima Almeida, Nilda Dantas, Archibaldo Antunes, Robélia Fernandes, Antônio Alves, Renan Leite, Clodomir Monteiro, Francis Meire (Bruxinha), Florentina Esteves e Silvio Martinello.

Ao todo, dezesseis turmas da escola estarão expondo seus trabalhos (e, dependendo do sucesso do evento, a idéia é ampliar essa participação no próximo ano), envolvendo aproximadamente 560 alunos. O trabalho está sendo coordenado por três professores de Língua Portuguesa da escola Leôncio de Carvalho: Gleyson Moura de Lima, Indira Castrolene Alves e Socorro Aparecida R. da Silva.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

O projeto envolveu, em uma etapa anterior á exposição, a visita de todos os autores regionais acima citados, objetivando aproximar escritor e aluno como forma de despertar nesse último o gosto pela literatura e, assim, diminuir um distanciamento que havia na prática da sala de aula entre aluno e texto literário.
Do ponto de vista pedagógico, o projeto volta-se para a formação do aluno pesquisador, capacitado a selecionar, organizar e relacionar informações. E ainda mais, objetivamos suprir uma deficiência relegada a segundo plano por nossas instituições educacionais (desde o MEC passando por nossa Secretaria Estadual de Educação), a inclusão e a produção de cultura em nossas escolas.

Despertar uma outra forma de inteligência, a inteligência sensível, e a descoberta do maravilhoso mundo da literatura, esse é o maior objetivo.

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Pesquisa da Fecomércio aponta como o acreano deve gastar o 13º salário

Próxima Notícia

Crianças terão Mais Educação na Escola Djalma Teles

Mais Notícias

Foto: Arquivo/Prefeitura
4º destaque

Rio Acre atinge cota de alerta em Brasiléia e município intensifica monitoramento

15/01/2026
Foto: Neto Lucena/Secom
6º destaque

Sine oferta mais de 680 vagas nesta quinta-feira; veja quais

15/01/2026
Foto: Iryá Rodrigues
1º destaque

Tempo quente e chuvas isoladas são esperados no Acre nesta quinta-feira

15/01/2026
Foto: Kauã Lucas
2º destaque

Rio Branco inaugura primeiro CAPS Infantojuvenil do Acre para atender crianças e adolescentes

14/01/2026
Victor Jucá/Divulgação
Destaques Cotidiano

Após repercussão internacional, “O Agente Secreto” volta ao cinema de Rio Branco com ingresso promocional

14/01/2026
O Acre está entre os sete estados do país com maior participação. Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Acre está entre os estados com maior participação da comunidade na escolha de diretores escolares

14/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Crianças terão Mais Educação na Escola Djalma Teles

Com US$ 37 mi, país quer fortalecer terras indígenas como proteção ambiental

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre