Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Ação humanitária

O Governo do Acre age corretamente ao permitir a entrada e assistência aos haitianos que estão entrando pela fronteira com a Bolívia. Antes de tudo, é uma ação humanitária, solidária com a tragédia por que passaram em seu país e ainda sofrem terríveis conseqüências.

Não há motivos para preconceitos ou temores de que esses refugiados irão exercer qualquer tipo de concorrência ou ocupar o lugar de quem quer seja, como já se tem visto por aí de alguns setores preconceituosos. Para quem está sofrendo, precisando do essencial para sobreviver sempre há algo a repartir.

Evidentemente, que essa migração não deve acontecer de forma desordenada, como se fora uma invasão. Não seria bom para o Estado nem para eles, que precisam de um mínimo de apoio ou para se estabelecerem em alguma atividade ou seguirem viagem para outros centros urbanos.

Neste aspecto, faz bem o governo ao determinar que alguns dos seus representantes ouçam seus dramas, o que pretendem ao em-preender essa migração e do que estão precisando. No que estiver ao seu alcance, a sociedade também precisa apoiá-los, sem preconceitos.

Sair da versão mobile