Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Por que não funciona?

Correta e necessária a medida do secretário de Segurança, Reni Graebner, de reforçar a segurança da penitenciária Francisco de Oliveira Conde com a Polícia Militar. A situação estava ficando insustentável com as seguidas fugas de presos.

A rigor, porém, não seria necessária a presença da Polícia Militar se o Iapen cumprisse com suas obrigações. Até porque a PM tem outras atribuições e prioridades, como a de exercer um policiamento mais efetivo nas ruas, que vem dando certo nos últimos meses.

O que se deve mesmo cobrar é um trabalho mais eficiente dos responsáveis pela política do setor prisional. Concurso foi realizado para contratar mais agentes, recursos também foram alocados. Por que o sistema não está funcionando? Por que essas fugas constantes?

Por outro lado, os agentes penitenciários, através de seu sindicato, reclamam das precárias condições de trabalho. O que também deve ser considerado pelas autoridades.

O fato é que o sistema precisa funcionar. Tanto no aspecto de segurança – não faz sentido a polícia prender e a penitenciária soltar – quanto na reeducação e resso-cialização dos detentos. 

 

Sair da versão mobile