Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Tudo às claras

Os Ministérios Públicos Federais do Acre e Amazonas fizeram um bom trabalho ao denunciar o abuso de poder econômico de uma candidata a deputada federal aqui no Estado e seu marido, no estado vizinho. Ontem, os jornais divulgaram os detalhes que faltavam da operação. Contudo, isso não basta.

Como se recorda, durante a campanha, a Polícia Federal apreendeu um caixa com quase meio milhão de reais que vinha do Amazonas para o Acre, através do município de Boca do Acre. Agora, com as novas informações do Ministério Público do Amazonas, fica-se sabendo do emitente dos recursos e sua destinatária. Ou seja, o também candidato a deputado federal por aquele estado, Silas Câmara, para sua esposa, a candidata Antônia Lúcia.

Tudo isso está às claras. Porém, os dois já foram diplomados e é possível que logo mais, no começo de fevereiro, assumam suas cadeiras no Congresso. Tudo por conta de uma legislação eleitoral falha, frouxa, que permitirá inclusive, através de inúmeros recursos, que exerçam e desfrutem de seus mandatos por um longo período.

Por isso que só a denúncia não basta. É preciso, urgentemente, que se faça uma reforma política neste país e no bojo dessa reforma uma mudança radical na legislação eleitoral. 

 

Sair da versão mobile