X

Acreanos ganham maior laboratório da região Norte

O Laboratório Bionorte inaugura nesta segunda-feira a sua nova sede própria, a maior da região Norte e se propondo a ser uma referência, tanto tecnologicamente, quanto no atendimento ao público. São 1.200 m² de espaço físico construídos na Rua Alvorada, nº 125, localizado ao lado do Hotel Guapindaia, no Bosque, próxima da Igreja Santa Inês.

Desde a sua fundação, em outubro de 1997, os fundadores do Laboratório Bionorte, os bioquímicos Vernei Dutra Sturza e Ronan Vieira de Miranda, tinham um sonho ambicioso, torná-lo referência. Isso fez com que o nome do laboratório estivesse, muitas vezes, na vanguarda, tanto em equipamento quanto no sistema de informatização.

Mas quem imagina que seus fundadores querem parar nesta estrutura está enganado. Agora a sede do Bionorte possui três pisos (sub-solo, térreo e 1ºandar), mas sua estrutura foi construída para suportar mais dois andares. “A área de estacionamento é de 950 m², cada andar, dos três já construídos, é de 400 m², em um futuro não distante queremos concluir mais dois andares do projeto original”, acrescenta Ronan.


Atendimento de qualidade e tecnologia para os clientes
Segundo os proprietários do Laboratório Bionorte, o segredo do sucesso, além da paixão pelo que se faz, é investir em tecnologia e também em mão-de-obra qualificada.

Atualmente o laboratório possui 26 funcionários, onde todos passam sistematicamente por uma atualização na área técnica, administrativa e no atendimento ao cliente. “A resolução 306, que regulamenta o funcionamento dos laboratórios, exige a educação continuada de todo o quadro dos laboratórios, por isso mesmo temos uma programação sistemática de palestras para nossos funcionários”, confirma Ronan, ressaltando que recentemente adquiriu o direito, junto a Sociedade Brasileira de Análises Clínicas, de acessar os programas de treinamentos. “Vídeo-aula, cursos, tudo são repassados nas palestras para nossos funcionários”.

No quadro do Bionorte, entre os 26 funcionários, tem três bioquímicos, além de técnicos (auxiliares de diagnósticos e coleta de sangue), recepcionistas, tecnologia de informática e serviços gerais.

Informática
Sempre na vanguarda dos acontecimentos, o Laboratório Bionorte foi o primeiro laboratório na Capital a colocar os resultados na internet, no início de 2008. “Começamos a nos preocupar com os avanços muito rápido na informática e procuramos nos manter atualizado. Hoje nós temos uma série de diferenciais na área de informática”, explica Vernei.

“Hoje, após dois anos de implantação, configuração e treinamentos, podemos disponibilizar os resultados de  exames na internet para os médicos, estamos interligandos on-line com os postos de coleta, onde se cadastra o paciente pela manhã e a tarde esse mesmo paciente já pode tirar o resultado no local da coleta. Somos também o único laboratório  integrado on-line com um laboratório de apoio, o que permite entrega dos resultados que vão para fora em menor prazo, além de reunir em um único arquivo os exames feito fora e aqui, possibilitando disponibilizar na internet”, disse o bioquímico.


Equipamentos e estrutura de última geração revolucionam os exames em Rio Branco
O Laboratório Bionorte, pioneiro em oferecer o melhor para seus clientes e pacientes, ainda no ano seguinte à inauguração, em 1998 implantou a automação para a imunologia e hematologia.

De lá para cá foram grandes os avanços na qualidade de seus equipamentos e na informatização, outro segmento que o laboratório investe e aposta como sucesso nos próximos anos, proporcionando qualidade e rapidez na entrega dos exames realizados.

Entre os vários equipamentos adquiridos nos últimos anos, somando-se aos equipamentos que o Bionorte já possuia, três deles se sobressaem entre os outros, aumentando e melhorando a resolução das análises. Confira quais são eles e para que servem:

Cobas E411 Roche para Imunodiagnóstico – Realiza em torno de 40 exames imunológicos, entre estes hepatites, hormônios femininos, hormônios tereoidianos, marcadores tumorais, alergia, anemia e outros.

Sysmex XT 1800i (Roche) – Analisador hematológico que entre outros diferenciais propicia a avaliação de 24 parâmetros do hemograma com diferencial da população de leucócitos de 5 partes, pois na maioria são apenas 3 partes (exame mais completo), sendo pioneiro na aquisição destes equipamentos.
Labmax Pleno e Cobas Mira Plus CC – Equipamento para dosagens bioquímicas, com capacidade para realização de até 300 testes por hora.

Espaço físico amplo e conforto para o atendimento
Assim que Vernei e Ronan adquiriram o terreno, teve início um exaustivo trabalho de planejar o espaço físico para que seus clientes pudessem desfrutar de todas as comodidades e tecnologia só antes desfrutadas por quem estivesse nos grandes centros.

“Com a inauguração da nova sede teremos capacidade para atender com rapidez e conforto um grande número de clientes. Os clientes poderão dispor inicialmente de numerosos assentos na ampla  recepção, várias salas de coleta para adulto e área de espera para coleta com numerosos lugares”, disse Vernei.

E complementou: “uma sala de espera para coletas especiais (curva glicêmica, testes tolerância, etc.) sendo idea-lizada para o conforto dos clientes, dispondo de televisão, revistas, entre outros. Também há salas de coleta íntima masculina e feminina, além de salas de coleta infantil com ambiente totalmente decorado e adaptado para atender as crianças. E como mais um diferencial 950m² de estacionamento à frente do prédio e no subsolo, com área para deficientes físicos, idosos  e funcionários”.

Uma história de sucesso e pioneirismo no Estado
Para chegar ao grau de referência em suas estruturas, profissionais e nos equipamentos, o Laboratório Bionorte começou modesto em uma sala pequena, no interior do Hospital Santa Casa, apenas 20m², em outubro de 1997, quando abria oficialmente para atendimento ao público.

A receptividade do trabalho realizado foi tal que em muito pouco tempo seus fundadores e proprietários, Vernei e Ronan, tiveram que aumentar o espaço físico em quatro vezes, ficando em 80m², uma área construída anexa a Santa Casa e com acesso para a rua pública. Neste mesmo ano o laboratório inovou trazendo automação para imunologia e hematologia. O Laboratório Bionorte neste momento já demonstrava a linha pioneira do laboratório, atendendo a filosofia de reinvestimento e melhoria continua.

Em 2006, devido o aumento da demanda, o espaço tornou-se pequeno para o atendimento, sendo alugado um imóvel para funcionamento do setor técnico e administrativo. A antiga sede foi redesenhada para funcionar apenas como recepção e coleta, proporcionando a instalação de quatro guichês de atendimento e quatro salas de coleta que propiciou atendimento mais rápido e confortável.

Ainda em 2006 foi adquirido um terreno de 1100m² que proporcionou a se pensar em construir a sede própria dentro das dimensões e padrões ansiados pelos sócios, um laboratório de referência para a região Norte. Neste mesmo ano se começou a pensar no projeto com funcionalidade, espaço físico e estética adequados, incorporando a experiência de quase 30 anos e a formação no Sul e Sudeste do país de seus fundadores.

Agora, em 2011, precisamente no dia 31 de janeiro, o Laboratório Bionorte passa a atender em sua nova sede, ampla, confortável, moderna, pioneira e atendendo todas as exigências dos órgãos reguladores para se tornar uma referência na região Norte. Imaginar que seus proprietários estão satisfeitos é errar grosseiramente. “Queremos melhorar cada vez mais”, afirma Vernei.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: