Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Passou da hora

Mais uma vez ontem, índios de diversas etnias fizeram uma manifestação diante do prédio da Funasa. Há mais de cem dias que eles estão acampados no local e mais uma vez não apareceu ninguém, nenhum representante de instituições públicas para ouvi-los e dar um encaminhamento honesto e eficaz ao impasse.

Registre-se, foi uma manifestação pacífica, mas que acaba por acarretar transtornos ao funcionamento do órgão. Os funcionários já manifestaram seus temores, sentem-se sitiados e até os próprios vereadores, que realizam suas sessões no prédio, também.

Poderia ser mais uma manifestação se, primeiro, não estivessem em questão os graves problemas enfrentados pelos índios, que clamam por soluções na assistência de saúde. Depois, se o órgão em questão não fosse a Funasa que, entre outras atribuições, é responsável por obras de saneamento básico nos estados e municípios.

Ora, é exatamente por falta dessas obras e sua precariedade que se explica a epidemia de dengue e outras doenças que estão atingindo em cheio a população. Por respeito aos índios e por essas implicações, passou da hora desse impasse ser resolvido por aqueles que têm a responsabilidade de fazê-lo.

Sair da versão mobile