13 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

13 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Agricultores da Estrada Transacreana batem recorde com a safra de milho

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
18/02/2011 - 04:10
Manda no zap!CompartilharTuitar

Os agricultores do Projeto de Assento Figueira, localizado no quilômetro 72, na Estrada Transacreana, estão colhendo entre 100 a 120 sacas de milho por hectares. A colheita, toda mecanizada, é recorde no Estado. O aumento da produção na região levou o governador Tião Viana a prometer, ainda para este ano, a construção de um silo para estocagem da produção.

O programa Agricultura Mecanizada, em regime de produção familiar, é uma iniciativa da Prefeitura de Rio Branco, através da Secretária Agricultura e Extrativismo (Safra). Um dos aspectos mais importante é a autonomia das comunidades, reunidas em associações. Levantamentos feitos pela equipe técnica da Safra apontaram a aragem, a destoca e a gradagem como elementos essenciais para o incremento e fortalecimento da agricultura familiar nas comunidades.

No ramal Beija-flor, por exemplo, os produtores dispõem de um trator, uma carreta, uma grade aradora, uma adubadeira, uma plantadeira (quatro linhas) e uma colheitadera (uma linha). Depois de equipes executarem o trabalho de destoca e gradagem, em áreas degradadas, chegou momento da colheita, cuja venda já está garantida. “A empresa Estação Rural já comprou tudo”, disse o agricultor José Mendes de Araújo, que não esconde a satisfação de ter apostado na produção rural. O sítio dele tem 77 hectares. Quase 20 são ocupadas com milho.

O uso de maquinários combate uma prática bastante comum entre os pequenos produtores rurais, que é a queima das áreas para o plantio. Outro objetivo da mecanização agrícola é elevar de forma sustentável a produção de alimentos, buscando a segurança alimentar e a produção de excedentes para a comercialização, ao mesmo tempo em que reduz o desmatamento e o uso do fogo nas áreas rurais do município de Rio Branco.

A região cortada pela Estrada Transacreana é o maior polo agrícola de Rio Branco, com inúmeros projetos de assentamentos. Apesar da euforia com boa safra, as más condições dos ramais e preço dos adubos ainda são gargalos para os produtores. “O poder público precisa subsidiar insumos”, observou o secretário municipal de Agricultura, Mário Jorge Fadel, acredita ser possível criar uma classe média rural com cidadania e qualidade de vida.

Equipamentos – O investimento na aquisição de máquinas e implementos agrícolas tem sido uma das prioridades da Secretaria de Agricultura desde 2005. A ação tem o objetivo de desenvolver, no cinturão verde de Rio Branco, novas tecnologias adequadas à produção familiar. “Quando a gente começou o pessoal prometia aumentar a produtividade e reduzir os danos ambientais, causados principalmente pela queima de roçados no período de estiagem”, disse um dos membros da Associação Beija-flor, José Silva Cunha. 

Os equipamentos da associa-ção foram adquiridos com apoio dos governos do Estado e Federal e Banco da Amazônia (Basa). A implantação da mecanização agrícola também estimula a criação de peixes aves. A diversificação da produção aumenta oferta de alimentos e agregação de valor à produção.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Os investimentos benefi-ciam, principalmente, as famílias que sobrevivem da agricultura familiar e os pequenos produtores. Eles precisam estar associados para pleitearem os financiamentos e empréstimos na aquisição dos equipamentos.

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Jorge e Aníbal chegam a Rio Branco para reuniões e visitas ao interior

Próxima Notícia

Greve dos servidores municipais continua; sindicatos fazem assembléia

Mais Notícias

Ifac mantém inscrições abertas para 320 vagas em cursos superiores; veja como se inscrever
4º destaque

Ifac mantém inscrições abertas para 320 vagas em cursos superiores; veja como se inscrever

12/01/2026
Foto: Iryá Rodrigues
3º destaque

Semana no Acre será de calor abafado e chuvas diárias, com risco de elevação do Rio Acre, prevê Friale

12/01/2026
ufac-1-1-e1634308268465-3-5-1
Destaques Cotidiano

Acre tem 990 vagas no Sisu 2026, todas para cursos de licenciatura da Ufac; veja quais são

12/01/2026
Todas as vagas do processo seletivo são destinadas para atuação em Rio Branco.Foto: Reprodução
Destaques Cotidiano

Defensoria Pública do Acre abre inscrições para estágio em Direito e outras áreas em Rio Branco

12/01/2026
Foto: Arquivo/Secom
Destaques Cotidiano

Rio Branco implanta ambulatório para acompanhamento de recém-nascidos e crianças de alto risco

12/01/2026
Foto: Kátia Farias/Secom
Destaques Cotidiano

Cruzeiro do Sul lança Refis 2026 com descontos de até 90% em juros e multas

12/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Greve dos servidores municipais continua; sindicatos fazem assembléia

Rio Acre sobe um metro em meio em 24 horas

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre