Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Gerente de Fiscalização da Anatel virá ao Acre para investigar “apagões digitais”

audiencia_anatel_50

A audiência solicitada pelo deputado federal Gladson Cameli (PP) com o superintendente de Serviços Privados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Dirceu Baraviera e com o gerente-geral de Fiscalização, José Joaquim de Oliveira, aconteceu na tarde desta quarta-feira, 16, em Brasília, e resultou na garantia de providências imediatas para solucionar os constantes “apagões digitais” que têm prejudicado os usuários de internet no Estado.


Entre as medidas, está prevista a visita de José Joaquim ao Acre, para verificar in loco os problemas apresentados pela bancada acreana.


Na presença dos deputados Taumaturgo Lima (PT);Márcio Bittar (PSDB) e do senador Sérgio Petecão (PMN), Gladson Cameli fez um relato dos problemas enfrentados pelos acreanos e solicitou a Anatel iniciativas rigorosas para que a população não seja mantida refém do monopólio da empresa Oi, responsável pela cobertura de 85% dos serviços de banda larga, e que a Agência cobre da multinacional explicações sobre as interrupções que vêm causado inúmeros prejuízos aos internautas da capital e interior do Acre.


Cameli também solicitou aos representantes da Anatel que a Oi venha a público apresentar seu plano de investimentos e melhorias futuras para os serviços de internet e telefonia móvel e celular, incluindo os municípios do Vale do Juruá e Purus, que atualmente sofrem também com o falta de cumprimento do serviço de home, previsto no contrato de concessão da Oi.


Este serviço implica numa parceria com as demais operadoras da região como Claro e Vivo, que supririam os serviços de telefonia na ocorrência de falhas operacionais da Oi nesses locais. Neste caso, a Oi deveria executar um serviço de transmissão de dados para as empresas parceiras, o que não está acontecendo.
Na oportunidade, Gladson cobrou da Anatel a oferta de serviços de internet 3G (serviço móvel) em todo o território acreano, que deveria está em operação desde abril de 2010.


Durante a audiência, os membros da Anatel aconselharam a bancada acreana a procurar a direção da Embratel para que a empresa, amplie o serviço oferecido na região. Os diretores da Anatel garantiram verificar a causa pela qual o serviço de internet 3G ainda não está operando com cobertura total no Estado.


O senador Sérgio Petecão disse durante a reunião que a bancada acreana não está buscando tratamento privilegiado para o Estado, mas exige sim que pelo fato do Acre está localizado em plena região amazônica, com todas as peculiaridades de uma floresta tropical, deve ter um tratamento diferenciado.


“Acreditamos que esta foi uma iniciativa importante e que certamente dará soluções imediatas para a população do nosso Estado, que há muito tempo tem sido vítima da falta de compromisso e responsabilidade da empresa responsável pela concessão dos serviços de internet na capital e municípios”, afirmou Gladson Cameli. (Assessoria)

Sair da versão mobile