X

Guerra contra a dengue: Semsur remove entulhos no bairro Plácido de Castro

Dando continuidade às ações de limpeza e remoção de entulhos na operação Guerra Contra a Dengue, a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) iniciou ontem, 7, a limpeza no bairro Plácido de Castro.

Caminhões e máquinas pesadas devem permanecer até esta terça-feira no local para remover todo o material depositado como entulho nas ruas, garantindo assim o fim dos criadouros do mosquito da dengue, o Aedes aegypti.

Com a nova dinâmica de limpeza, as pessoas não devem colocar entulho nas ruas  porque o trabalho de remoção é destinado a  materiais relacionado à proliferação da dengue. Nesse sentido, galhos de árvore (que correspondem a mais de 70% dos entulho) não vira criadouro.

A Prefeitura de Rio Branco lembra que pessoas sabem como fazer para evitar a criação das larvas do Aedes e devem praticar esses conhecimentos. No entanto, população continua deixando água parada descoberta e essa tem sido a principal forma para o desenvolvimento do vetor.

A forma mais objetiva de prevenir a dengue é evitar o nascimento do mosquito. É preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução e, por isso, a necessidade de não deixar água limpa parada em qualquer tipo de recipiente. Os entulhos facilitam a vida do Aedes.

Os principais sintomas da doença são: febre alta com duração de até sete dias, dor na cabeça, nos olhos, nos músculos e nas juntas e prostração e vermelhidão no corpo. Caso apresente essas características, o paciente não deverá se automedicar e procurar, imediatamente, ajuda médica. (Ascom PMRB)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: