X

Prefeito inaugura escola infantil no Jorge Lavocat

O prefeito  Raimundo Angelim inaugurou ontem, 7, a escola municipal  Jessé Santiago,  no bairro Jorge Lavocat.  Com capacidade para atender  a 200 alunos da educação infantil, no período da manhã e tarde, a escola  pratica os parâmetros curriculares  estabelecido pela Secretaria Municipal de Educação (Seme).

Construída  em alvenaria, a obra  de  mais de R$ 756 mil   conta com  refeitório, bebedouro,   escovódromo, cozinha e despensa, e ampla sala de leitura.

Foram construídos banheiros feminino, masculino e para portadores de necessidades especiais, além de outros equipamentos de acessibilidade. Estiveram presentes familiares de Jessé Santiago falecido no ano passado vítima de um acidente na BR-364 durante viagem de Cruzeiro do Sul a Rio Branco.

“É uma homenagem mais que justa. Esta escola deve sempre lembrar o princípio da superação porque a vida de Jessé foi toda de desafios”, disse o prefeito. Secretários municipais, autoridades civis e militares, como o sargento Roney, da Polícia Militar, e o promotor Francisco Maia, da Coordenadoria da Infância e Juventude do Ministério Público Estadual; além de lideranças políticas e comunitárias, como o vereador Professor Roger, que assumiu na Câmara Municipal a vaga deixada por Jessé Santiago.

O nome da escola presta homenagem ao vereador e pastor evangélico  que construiu uma biografia dedicada às causas religiosas e sociais, sempre  disseminando o valor  da educação na formação das pessoas. A escola foi construída em um terrreno que estava inicialmente destinado à implatanção de uma praça. A comunidade decidiu que o melhor para o bairro seria uma escola infantil.

Para Angelim, o trabalho em favor das crianças deve ter o foco no presente. Ele defendeu os avanços implementados pela educação infantil na Capital acreana nos últimos anos, citando reportagem nacional que mostrou recentemente que muitas cidades grandes não possuem a mesma estrutura que Rio Branco em  creches e escolas regulares de ensino infantil.

A obra foi possibilitada também pelo  Pacto pela Educação, compromisso institucional  assinado entre a prefeitura de Rio Branco e Governo do Estado pesou favoravelmente para a estruturação de uma rede educacional na Capital. Segundo o acordo, estão sendo investidos mais de R$ 39 milhões no ensino fundamental e médio. O secretário de Educação, Moacir Fecury, lembrou que Jessé sempre  visitava a Seme para conversar sobre o ensino na Capital. Essa postura, na opinião de Fecury, indicava a preocupação do vereador com a questão educacional.

Parceria de resultados
A parceria entre Governo e Prefeitura  trouxe resultados positivos para o município. O programa denominado Matrícula Cidadã, resultado da parceria e que acabou com as filas de matrícula na porta das escolas, estabelecendo um novo tempo para a educação básica no município.

Quem foi Jessé Santiago
Jessé Santiago nasceu em Rio Branco, filho do pastor Jeová Santiago, da Igreja Evangélica Assembléia de Deus. Sua vida é um exemplo de superação: enfrentou grandes dificuldades para sobreviver e desde cedo trabalhou e estudou muito – foi engraxate, vendedor ambulante e lavador de carros.

Com sua competência e simpatia, galgou os principais postos de liderança na Assembléia de Deus. Foi eleito vereador, reelegendo-se no mandato seguinte.

Morreu em agosto do ano passado em  um trágico acidente de trânsito na BR-364, no município de Cruzeiro do Sul, deixando mulher e três filhos.  “Nossa família recebe com muita honra esta homenagem. Uma escola linda em um bairro cujas crianças tem relação com a história de Jessé”, disse a viúva do vereador, Cacilda Santiago. (Ascom PMRB)

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: