X

Índios peruanos vêm ao Acre organizar encontro binacional

Índios das etnias Huni Kui, Mastanawá, Sharanawá e Ashaninka estão no Acre para organizar um encontro binacio-nal. Estes pertencem à região peruana de Ucayaly, que faz fronteira que com os municípios acreanos de Marechal Thaumaturgo, Jordão, Taraua-cá, Feijó e Assis Brasil. Ontem, eles visitaram as dependências da Assembléia Legislativa (Aleac).

Marcado para maio deste ano, eles querem discutir, dentre outros, os seguintes assuntos: invasão de terras indígenas, mercado do carbono, contato com povos isolado, geração de renda nas aldeias, saúde indígena, demarcação de terras, manutenção da cultura e definição de políticas públicas conjuntas.

O presidente da Federação dos Povos Huni Kui do Acre, Ninawá Huni Kui, disse que fórum quer ainda questionar algumas autoridades. “No ano passado, governador Binho Marques foi aos Estados Unidos firmar um convênio sobre capacitação de carbono. O movimento indígena sequer foi consultado, o que, para nós, é uma afronta”, desabafou Ninawá.

O 1º Fórum Binacional vai ser realizado em Santa Rosa do Purus, município que contempla as duas fronteiras. “Temos muitos problemas em comum. Para nós, não existe fronteira delimitando cidade, estado ou país”, observa o líder indígena. A cidade escolhida apresenta o maior número de mortes em aldeias.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: