Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Precisa reagir

Se ainda não o fez, a direção da Universidade Federal do Acre (Ufac) está na obrigação de recorrer dessa sentença da Justiça Federal, que determinou a anulação do vestibular. Primeiro, para preservar os direitos de milhares de estudantes. Depois, por uma questão de zelo com o dinheiro público gasto com o certame. Ou vira uma esculhambação.

Sobre o primeiro aspecto, até admite-se que possa ter havido algumas falhas, mas perfeitamente sanáveis, sem que haja a necessidade de se anular o concurso, colocando em risco o direito de milhares de estudantes para favorecer a alguns poucos. Talvez, uma dezena apenas, que poderia e ainda pode realizar as provas em separado, como se fez com o Enem.

Sobre o segundo aspecto, é impressionante como neste país alguns segmentos ou mesmo instituições, que deveriam zelar pela rigorosa aplicação dos recursos públicos, a qualquer pretexto fazem por malbaratá-los, como se houvessem de sobra e não pesassem no bolso dos contribuintes.

Fato é que o problema está posto. Vai provocar sérios transtornos para milhares de estudantes que estão inclusive fazendo suas matrículas e a Ufac precisa reagir recorrendo às últimas instâncias. 

Sair da versão mobile