Servidor Jorge Nogueira descobriu problema na próstata há 8 meses
O servidor público Jorge Nogueira, 51 anos, descobriu há oito meses que sofre de um problema na próstata que está afetando a bexiga. O urologista com quem fazia acompanhamento no Hospital das Clínicas recomendou cirurgia o mais rápido possível, mas em seguida precisou se afastar da função por motivos particulares e desde então Jorge não consegue dar encaminhamento ao processo para a cirurgia que poderá evitar a hemodiálise. O servidor que é hipertenso e portador de hepatite C recorreu ao Ministério Público Estadual solicitando encaminhamento para tratamento fora de domicílio, mas precisaria do aval da equipe médica, o que ainda não conseguiu.
Ontem, desesperado ele afirmou que iria processar o Estado caso chegasse ao ponto de necessitar de hemodiálise. “É uma falta de respeito. Meu caso é grave, mas ainda dá pra evitar o pior. Se eu for parar numa máquina de hemodiálise alguém terá que ser responsabilizado”, diz Nogueira que está afastado do trabalho. O Hospital das Clínicas possui atualmente no quadro cinco urologistas.
OUTRO LADO – O superintendente do HC, médico Carlos Eduardo Alves, informou que o médico que trata do servidor já retornou às atividades e o setor de agendamento do complexo hospitalar está entrando em contato com os pacientes que aguardam cirurgias para marcar consultas e requisitar exames pré-operatórios.
O superintendente Carlos Alves disse ainda que o governador Tião Viana determinou a criação do serviço de urologia no Hospital das Clínicas, a partir da visita da carreta da Sociedade Brasileira de Urologia semana passada em Rio Branco. “A ideia é oferecer um serviço similar ao que foi oferecido pela carreta da SBU dentro do HC. Quanto ao problema do servidor, nós realmente tivemos um atraso na demanda devido ao afastamento deste médico, mas as cirurgias já estão sendo remarcadas”, garante.