O prefeito de Rio Branco e presidente da Associação dos Municípios do Acre (Amac), Raimundo Angelim, visitou, na última semana, em Brasília, o embaixador do Peru no Brasil, Ricardo Ghibellini para debater a realização, na capital acreana, de um fórum de prefeitos dos municípios localizados na fronteira Acre/Peru. Participaram do encontro e acompanharam Angelim o futuro embaixador do Brasil em Lima, Carlos Alfredo Lazary Teixeira, o diplomata brasileiro Carlos Fonseca, do Itamaraty; o consultor da presidência da Caixa Econômica Federal, Vicente Trevas, além de assessores das embaixadas e do Itamaraty.
O fórum deve ocorrer entre os dias 13 e 14 de junho próximo. “O objetivo é tratar de assuntos que são comuns à área fronteiriça, desde gestão de políticas públicas em saúde a preservação das bacias hidrográficas que atendem a região, neste caso específico a do Rio Acre”, relatou o prefeito.
O fórum será também, segundo Angelim, um momento de troca de experiências na área de planejamento das gestões públicas municipais e suas ferramentas, como o Plano Diretor, Zoneamento Econômico-Ambiental e o Plano Diretor de Trânsito, entre outros.
Neste encontro foi também definida a necessidade de uma pré-reunião com o alcaide de Porto Maldonado (capital do Departamento de Madre de Dios) com o prefeito Raimundo Angelim.
No decorrer do fórum serão proferidas palestras por autoridades e especialistas do Peru e da Bolívia na área de gestão municipal. “O interesse maior deste evento é que governos locais estejam preparados para impactos que advirão com a inauguração da Transoceânica”, lembrou Angelim. Ainda nesta semana será elaborado um documento base sobre o fórum. Esse documento será encaminhado à Embaixada do Peru.
(Ascom PMRB)