Aplicativo do Senado para iPhone com notícias da Agência Senado, agenda da Casa, perfis dos senadores e contato dos parlamentares foi lançado nesta terça-feira (29), em cerimônia no gabinete do presidente do Senado, José Sarney.
– No Senado procuramos estar sempre atualizados com o que acontece na Comunicação. Tanto que fomos pioneiros em levar a TV Senado para a internet – destacou Sarney.
O presidente do Senado informou que essas são apenas as primeiras informações disponíveis no aplicativo e que, “rapidamente”, novas versões deverão trazer outros dados, como tramitação de projetos, pautas de votação, perfis dos parlamentares nas redes sociais, áudios e vídeos. Sarney também disse que serão feitas versões do aplicativo para outras plataformas, como Android e iPad.
O diretor da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secs), Fernando César Mesquita, ressaltou que o aplicativo é mais uma ferramenta originada da ideia de “obrigação do Legislativo prestar contas à sociedade”.
– A sociedade precisa fiscalizar seus representantes. E no Senado a população tem todas as ferramentas para fiscalizar – disse.
O diretor da Secretaria de Comunicação acredita que só com o uso de tecnologia avançada será possível ao Senado levar informações de maneira mais ampla à sociedade.
– A mídia não é generosa com o Legislativo. Não mostra os processos de votação dos grandes projetos e, muitas vezes, os cidadãos são surpreendidos pela publicação no Diário Oficial de algo que já se tornou Lei. Mas quem acompanha as notícias da Secs fica sabendo que sua vida está sendo mexida, para o bem e para o mal – afirmou.
Fernando César Mesquita destacou que o aplicativo para iPhone foi inteiramente desenvolvido pelos técnicos do Senado. O único custo para o Legislativo será de US$ 99, anualmente, para manter o produto na Apple Store, a loja online da empresa que fabrica o aparelho.
Estiveram presentes à cerimônia blogueiros de vários estados – entre eles Carlos Cardoso (@cardoso), Alexandre Inagaki (@inagaki), Samantha Shiraishi (@samegui) e Gabriel Leite, da Agência Mentes Digitais.
Também participaram do lançamento diversos diretores do Senado, entre eles a secretária-geral da Mesa, Cláudia Lyra; a diretora da Secretaria Especial de Informática (Prodasen), Cláudia Lopes Nogueira, e os diretores dos veículos da Secretaria de Comunicação. (Agência Senado)