Desse episódio tumultuado da retirada de invasores do Conjunto Ilson Ribeiro fica a lição de que a antecipação aos problemas é sempre a melhor medida para evitá-los. A demora implica, depois, em atitudes drásticas, acompanhadas, às vezes, de exageros como o uso da força.
Recorde-se que recentemente este jornal alertou para o abandono em que se encontram alguns conjuntos de casas populares que estão sendo construídos na Capital. Não se sabe por que os órgãos públicos responsáveis e empreiteiras retardaram sua conclusão e a entrega dessas moradias.
Em alguns casos, até os abandonaram, permitindo que famílias necessitadas ou mesmo espertalhões os ocupassem de forma desordenada e ilegal, já que as moradias têm sua destinação pré-estabelecida.
Mesmo que tenha recebido esta herança da administração passada, o atual Governo precisa, pois, agilizar a conclusão desses conjuntos para evitar novos confrontos e, sobretudo, para diminuir o déficit habitacional, que é grande, no Estado. Isso é o que realmente importa e se faz necessário.