Um golpe contra clientes da Listel está sendo aplicado em vários estados brasileiros, entre eles o Acre. Em Rio Branco, o proprie-tário de restaurante e cliente da empresa há 15 anos Vandir Medeiros foi uma das vítimas e faz questão de alertar outros clientes sobre a fraude, que consiste na cobrança indevida de boletos de parcelamento realizada por uma empresa falsa com nomes semelhantes ao da empresa contratada pela Listel. Um pequeno descuido gerado pelo excesso de compromissos diários e Vandir Medeiros confundiu Pública do Brasil com o nome da fraudadora Public do Brasil. Ele chegou a efetuar o pagamento e só depois se deu conta do erro.
A consultora de vendas da Listel no Acre, Ana Sanchez Medeiros, explica que os fraudadores fazem contatos por e-mail e telefone e se aproveitam dos horários de pico das empresas para estabelecer contato, exigindo respostas imediatas e usando ameaças afirmando existir protestos de títulos cujo vencimento ainda não expirou ou inexistentes em cartórios também falsos. A orientação da Listel e do empresário Vandir Medeiros é que os clientes não forneçam dados pessoais ou da empresa, nem confirme dados sem ter certeza da idoneidade do interlocutor. “Quem tiver dúvida pode entrar em contato com o nosso escritório no Acre. Conhecemos nossos clientes e eles nos conhecem”, alerta Ana Sanchez.
Ao se sentir lesado ou desconfiado de cobranças indevidas usando o nome da empresa, o cliente deve guardar todas as cópias de emails, fax, boletos pagos para posterior conferência. Os casos em que o fato ocorreu devem ser encaminhados ao departamento jurídico da empresa. “Temos que ficar atentos, conferir com cuidado, existe uma empresa fraudadora no mercado. Fiquei preocupado com isso”, diz Vandir Medeiros. A Listel mantém um número 0800 701 1566 para o esclarecimento de dúvidas.