O governador Tião Viana reinaugurou o Pronto-Socorro (PS) do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) e anunciou a realização de concurso público para a contratação de 100 novos médicos. O evento aconteceu na tarde de ontem (5), com a presença de secretários de Estado, parlamentares, servidores públicos e autoridades civis, militares e religiosas.
A reforma do Huerb teve início no ano passado e tem prazo total de execução de oito meses. O valor da obra é de R$ 6,6 milhões. Os recursos são do QualiSUS e do Governo do Estado. O QualiSUS é um programa do Ministério da Saúde que visa a melhoria do atendimento nas unidades de saúde de todo o país. A inauguração do PS marca a conclusão da segunda fase da reforma. A primeira fase foi entregue no início do ano.
Junto com a reforma, o PS ganha dois novos serviços. O primeiro é o serviço de classificação de risco, que já funciona em outras unidades de saúde do Estado, como as Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs), e o segundo é o serviço social, que deve ajudar no trabalho de humanização que vem sendo rea-lizado pelo governo no serviço público do Acre.
O governador Tião Viana disse que a reforma do PS vai propiciar o oferecimento de um serviço mais humano e de maior qualidade para a população acreana. Segundo ele, o caminho agora é melhorar a relação médico/população. “Precisamos valorizar mais o médico, pedir mais o apoio dele para atender melhor e com mais sensibilidade os pacientes que procuram unidades de saúde do Estado”, disse Tião Viana. “Eu estou muito orgulhoso desse momento, pois há 12 anos estamos tentando melhorar o sistema de saúde pública e hoje o serviço de urgência se completa no Acre”, completou o governador.
A secretária de Saúde, Suely Melo, disse que o PS vai dar condições ao serviço de acolhimento, buscando, com isso, receber os pacientes com ênfase na humanização. “Esse espaço está muito bem organizado e muito bem preparado para receber todos aqueles que precisarem de atendimento médico”, afirmou a secretária.
A diretora do Huerb Eliádia Prudência da Silva disse que as mudanças entregues à população na tarde de ontem não se resumem só à parte física. “Nós estamos entregando, também, um atendimento de melhor qualidade, mais humanizado e com atenção maior às pessoas que procuram os serviços do Huerb”, garantiu Eliádia.
Edital do concurso será publicado na próxima semana
Durante a inauguração, o governador Tião Viana afirmou que já na próxima semana será publicado o edital de concurso público para a contratação de 100 novos médicos de diversas especialidades. O concurso terá abrangência nacional e os médicos contratados devem atuar em unidades da Capital e do interior.
“A contratação desses médicos vai possibilitar que complementemos a oferta dos serviços médicos no Estado. Assim, onde tem falta e onde o médico não está querendo cumprir o seu contrato como se deve, faremos a substituição dando lugar a um médico que queira cumprir melhor o seu trabalho”.