X

Rio Acre chega a 15,93 metros e já desabriga quase 2 mil pessoas

A partir da cota de transbordamento do Rio Acre, de 14 metros, cada centímetro a mais faz uma enorme diferença e chega a atingir em torno de 50 famílias. Na tarde de ontem, o rio estava com 15,93 metros. Esta é a principal preocupação da equipe que coordena o atendimento às famílias que estão abrigadas no Parque de Exposições Mal. Castelo Branco, cuja contagem no final da tarde de ontem indicava a presença de 2 mil pessoas.

Boxes extras foram construídos para atender a demanda prevista e o Ginásio Coberto já está preparado para receber mais famílias, se necessário. Até agora em torno de 5 mil casas já foram afetadas pela enchente. Nesta sexta-feira, o ministro da Integração Fernando Bezerra Coelho chega a Rio Branco em avião da FAB e visita o Parque de Exposições, onde irá lançar o Cartão da Defesa Civil, programa de auxílio a pessoas vítimas de desastres naturais.

As equipes de Ação Social da Prefeitura de Rio Branco conseguiram antecipar a construção de novos boxes para que as famílias não precisem aguardar para receberem alojamento. Outras medidas de suporte e apoio foram tomadas para facilitar a vida das pessoas abrigadas no parque.

A parceria com a saúde prevê o registro no cartão dos beneficiários do Bolsa Família o acompanhamento que está sendo realizado no abrigo. Antes de retornarem para casa, elas serão incluídas no Cadastro Único ou terão o cadastro atualizado. Crianças e jovens em idade escolar receberão declaração de que estiveram abrigados no parque. Já as secretarias estadual e municipal de Educação elaboram medidas para os alunos não serem prejudicados. “Nosso público  está aqui, por isso,  temos de aproveitar para conciliar as ações”, disse a secretária de Ação Social, Estefânia Pontes.

A partir de hoje, uma linha de ônibus começa a circular fazendo a rota Parque de Exposições -Terminal Urbano, das 5h às 23h. As dezenas de ações desenvolvidas dentro do Parque de Exposições contam com o empenho de profissionais e de pessoas que desenvolvem trabalho voluntário em diversas frentes. A administração do abrigo realiza adaptações com freqüência para atender às necessidades e manter a ordem no lugar.

As vizinhas Mirlene Melo e Sônia Ferreira consideram o acolhimento ‘muito bom’. Elas foram surpreendidas na segunda-feira com a água entrando em suas casas. “Foi rápido. Nem tivemos tempo de pegar nossas coisas direito. Ainda ficou meu fogão e a minha cama lá, que já devem ter se estragado”, conta Mirlene enquanto aguardava na fila a entrega do almoço, preparado por duas empresas. 
O prefeito Raimundo Angelim enfatizou ontem que o período pós-enchente requer atenção das ações solidárias. Ele também reforçou que a população continue enviando donativos, principalmente de alimentos não perecíveis, material de limpeza e produtos para crianças de 0 a 6 anos, como fraldas, leite, massa para mingau e colchões. A entrega das doações pode ser feita no comando geral da PM, no Centro da cidade.

Jorge Viana e Perpétua Almeida levam sua solidariedade aos atingidos pela enchente
O senador Jorge Viana e a deputada federal Perpétua Almeida visitaram ontem,  as famílias abrigadas no Parque de Exposições por causa da cheia do Rio Acre. O prefeito Raimundo Angelim, que está desde o começo da semana com seu Gabinete instalado  no local, acompanhou os dois parlamentares.

Às 16h, o nível do rio já media 15,91m e conti-nuava subindo à razão de 1cm a cada 3h, numa marcha mais lenta que o registrado nas últimas 72h. Até aquela hora, o parque abrigava 447 famílias (1.856 pessoas) e os caminhões  da Defesa Civil não paravam de chegar com móveis e pessoas atingidas pela enchente.

“Viemos trazer solida-riedade às famílias neste momento difícil e demonstrar gratidão ao trabalho que vem sendo feito pela Prefeitura e pelo Governo nesta situação de sofrimento”, disse Jorge Viana, que junto com o prefeito Angelim e a deputada Perpétua cumprimentaram e conversaram com os desabrigados. (Ascom PMRB)

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: