Os servidores do Poder Judiciário do Acre – classe agregada pelo Sinspjac – decidiram, em assembléia geral realizada na tarde de ontem (11), pela adesão ao movimento nacional em defesa da PEC 190. A corrente deflagrará paralisações em todo país nesta quarta-feira, 13, para pressionar o Congresso na aprovação da proposta à emenda constitucional. Ao todo, o movimento deve reunir mais de 75 mil servidores. No Acre, o Sinspjac afilia 915 servidores.
Em alguns estados, as suspensões das atividades do Judiciário serão de 24h. No caso do Acre, os servidores do Sinspjac cruzarão os braços durante a manhã de quarta, das 7h às 14h. De acordo com a presidente do Sinspjac, Maria Roseney da Silva Santana, a categoria deve organizar uma manifestação na frente do Fórum Barão do Rio Branco. Com isso, praticamente todos os serviços do Judiciário acreano (cartórios, atendimentos ao público em prédios administrativos e em tribunais, entre outros) serão interrompidos nesta quarta.
Entre as reivindicações do protesto, ela conta que a categoria não possui pautas locais. Portanto, a única bandeira de luta será a nacional, em prol da aprovação da PEC 190, que prevê a criação de um estatuto geral em todo país para as carreiras dos servidores.