Rio Acre continua subindo e prefeito de Porto Acre decreta situação de emergência

O prefeito de Porto Acre, José Maria, decretou situação de emergência no município na tarde da última sexta-feira, dia 15. Uma equipe da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) foi até o município para analisar a situação e tentar localizar famílias de ribeirinhos que estariam desabrigadas. Na cidade, 10 famílias estão desalojadas e sendo levadas para a casa de parentes e amigos. Caminhões são sendo usados no transporte de móveis e utensílios.
Rio_1704
Ao meio-dia de ontem, o Rio Acre atingiu 16 metros e 13 centímetros. No Parque de Exposições Mal. Castelo Branco, no mesmo horário, haviam 531 famílias abrigadas, totalizando 2.213 pessoas.
Apesar de ter aumentado 1 cm em 3 horas – um ritmo menor que o verificado no dia anterior – há probabilidades de que o nível do Rio Acre continue subindo. O principal afluente, o Riozinho do Rola, continua subindo e chegou a 15,13m.

A bióloga Janaína Almeida, especialista em Recursos Hídricos, explica que o Riozinho do Rola tem uma influência muito grande sobre o Rio Acre superando a que tem a chuva nas cabeceiras do rio em Assis Brasil. “Apesar de o nível do rio estar ligado ao regime de chuvas, a vazão da água em Assis Brasil é muito rápida. Por isso, lá não enche. A água corre direto para cá, mas o Riozinho do Rola contribui muito para o volume verificado aqui em Rio Branco”.

Em Sena Madureira, o Rio Iaco também continua subindo. Ontem, ele chegou ontem a 15,76, o que é meio metro a mais do que a cota de transbordamento do local.

Ifac faz ação de solidariedade aos desabrigados de Rio Branco
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) em parceria com o Grêmio Estudantil do Ifac/Campus Rio Branco monta plano de ação para colaborar com a Defesa Civil Municipal e Estadual no trabalho com os desabrigados pela enchente do Rio Acre.

Até a manhã de sexta-feira, dia 15, o nível das águas era acima de 16m e atingia 15 bairros de Rio Branco, totalizando 5 mil casas, cerca de 20 mil pessoas.

A Pró reitoria de Extensão, professores e alunos do Campus Rio Branco estarão ajudando neste fim de semana no cadastramento de pessoas no Parque de Exposições da capital acreana, onde já estão abrigadas 460 famílias, aproximadamente 2 mil pessoas. Além disso, o Campus Rio Branco e a Reitoria do Ifac estão funcionando como postos de coleta de doações. A maioria demanda é por mantimentos (cesta básica), leite em pó e fraldas descartáveis para as crianças.

Endereços dos postos de coleta do Ifac:
– Reitoria
Rua Coronel José Galdino, 495 – Bosque (prédio da antiga Caixa Econômica, ao lado da Catedral Santa Inês) – Telefone: (68) 3224-5239
– Campus Rio Branco
Avenida Antônio da Rocha Viana, 1812 – Vila Ivonete (ao lado do posto de gasolina) – Telefone: (68) 3224-9983. (Ascom Ifac)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation