Ícone do site Jornal A Gazeta do Acre

Notória e imperdoável

Mesmo com toda a repercussão nacional que teve o assassinato de um estudante no campus da Universidade de São Paulo, aqui também não se tomou providências e na quinta-feira à noite uma estudante teria sido atacada e estuprada no campus da Universidade Federal. Com razão, ontem, estudantes e professores fizeram manifestação protestando contra a falta de segurança.

Apesar de o fato não ter sido ainda totalmente esclarecido, é notória e imperdoável a omissão dos dirigentes das universidades em garantir o mínimo de segurança a milhares de professores e alunos nos campi e até mesmo nas salas de aula.

A impressão que dá – e não é só impressão – é a de que vivem em retomas ou no mundo da lua, ignorando que há muitos anos esses espaços estão completamente abandonados e vulneráveis à sanha da marginalidade.

Evidentemente que esse clima de insegurança traz conseqüências graves para a comunidade universitária. A começar pela própria segurança pessoal, depois a qualidade do ensino, o patrimônio público.
Independentemente, dos seus desdobramentos, espera-se que o fato tenha acordado e alertado os dirigentes para tomar as medidas de segurança necessárias.

 

 

 

Sair da versão mobile