X

Presidente do ISE anuncia conjunto de medidas para prevenir fuga de menores

Diante do árduo desafio que é reabilitar menores infratores e, ao mesmo tempo, evitar fugas nas unidades de contenção, o presidente do Instituto Sócio-Educativo do Acre (ISE), Dimas da Silva Sandas, anunciou ontem um conjunto de novas medidas de segurança para prevenir novas ocorrências. Entre algumas destas iniciativas, estão o reforço de procedimentos de monitoramento nas guaritas, aquisição de 4 veículos novos, detectores de metais e armas não-letais como o taser (já que artilharia letal não pode ser utilizada), maior rigidez nos procedimentos de revistas e a implementação de sistemas de vídeos nas unidades.

Outra medida que o presidente Dimas Sandas adiantou é a implantação de 2 projetos-pilotos para a utilização de cães de guarda nas unidades. Segundo ele, esquemas com o reforço da vigília canina já são adotados em alguns estados do país (como o Paraná) e tem surtido bons resultados na limitação de fuga dos menores. Por isso, ele conta que já estão sendo feitos estudos para analisar a viabilidade de se trazer os ‘guardas’ caninos para as unidades acreanas.

Mais uma forma de prevenir as fugas, conta Dimas, é o reforço na capacitação profissional que será enfatizada junto aos agentes sócio-educadores. Segundo o presidente do instituto, tal capacitação será trabalhada em dois sentidos. O primeiro diz respeito à Intervenção Tática, para prepará-los melhor diante de uma situação adversa nas unidades. O segundo se trata da criação de um núcleo de Inteligência, para ampliar os meios de informações e dados de segurança para se precaver contra novas escapadas antes mesmo que elas aconteçam.

Mais de 200 agentes sócio-educativos também devem ser contratados no decorrer deste ano. A corregedoria para os trabalhos da instituição também será fortalecida, com o propósito de identificar e punir com rigor qualquer tipo de conduta inadequada dos servidores do ISE.

Além disso, tais medidas vão ao encontro de uma gama de planejamentos e ações sócio-educativas que o instituto vem estendendo nos últimos anos. Tais como: a reposição dos direitos e deveres básicos (cidadania, educação, saúde, etc) dos internos; retorno à rede de ensino (inclusive, recentemente foi criada uma escola específica para trabalhar com os jovens com passagem pelas unidades reformadoras); tentativas de direcioná-los a centros de formação profissional para levá-los ao mercado de trabalho; cria-ção de um núcleo de atendimento ao egresso; tirar documentos para o acesso a serviços públicos, entre outros.

Menor que fugiu na quarta seria liberado nesta semana – A respeito dos atritos que resultaram na fuga de um menor do Centro Sócio-educacional Aquiry, na última quarta, 8, o presidente Dimas Sandas lamentou o fato e afirmou que o rapaz foragido já estava no final do cumprimento da pena pela sua infração. De fato, até o final desta semana ele já iria ser liberado do CSE Aquiry. Caso seja recapturado, agora o menor provavelmente deverá cumprir mais um determinado tempo, em punição pela fuga.

“Muitos dos menores retidos não se interessam pelo seu processo e acabam perdendo a noção do quão pouco falta para a saída. Estamos trabalhando para mudar isso. Para tentar fazê-los compreender melhor sobre o motivo de estarem aqui e sobre suas penas”, explicou Dimas.

Na ocasião da fuga (que já se trata de outra investida além dos 9 que escaparam na segunda), 15 adolescentes teriam aproveitado uma atividade de recreação num campo de futebol fora do seu alojamento para tentar dominar os 3 agentes sócio-educativos que os supervisionavam. Eles teriam tomado o rádio de comunicação e travado lutas com os agentes, usando como armas pedaços de madeiras das carteiras da escola que fica ao lado do campo. Durante o conflito, um deles conseguiu escapar. Os demais foram dominados após a chegada de policiais militares.
Até o fechamento desta edição, dos 9 que fugiram na segunda 5 haviam sido recapturados. O rapaz que escapou na quarta e seria liberado no final da semana também estava foragido. 

 

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: