14 de setembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

14 de setembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Brasil crescerá menos que vizinhos, aponta estudo

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
15/07/2011 - 18:25
Manda no zap!CompartilharTuitar

Ao contrário do que aconteceu nos últimos 3 anos, o Brasil crescerá em 2011 menos do que a média dos países latino-americanos, aponta estudo feito pela Cepal (Comissão Econômica para a América Latina e Caribe). Com crescimento de 4% do PIB, numa visão otimista, o país, que tem quase 42% da soma das 33 economias analisadas, puxará para baixo o desempenho regional.

Este ano deverá ficar em 4,7%, ante 5,9% em 2010, quando o país cresceu 7,5%. Na América do Sul, o crescimento médio deve ser de 5,1%, ante 6,4% no ano passado.

Apesar da desaceleração, que tende a continuar em 2012, o relatório destaca o momento positivo da região. Mas alerta para a necessidade de conter a inflação e a valorização cambial, que provoca os riscos de deterioração das contas correntes (saldo de todo o dinheiro que entra e sai de um país).

A Cepal também aponta a vulnerabilidade do capital especulativo, que pode provocar ‘bolhas’ financeiras e imobiliárias. Entre 20 moedas analisadas, o real era a 2ª que mais havia se valorizado (28,7%) em maio deste ano, numa comparação com a taxa média entre 1990 e 2009.
O Brasil atraiu mais de 70% dos capitais externos vindos para 19 países entre 2007 e 2010. Quando se consideram apenas investimentos em títulos e ações, o percentual sobe para 76%.

“Há um contrassenso quando o Brasil impõe controles à entrada de capitais e ao mesmo tempo aumenta a taxa de juros, fazendo-se mais atrativo para os capitais”, disse Osvaldo Kacef, chefe da Divisão de Desenvolvimento da Cepal.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Kacef vê o câmbio valorizado como um “veneno de efeito lento” e diz que a primarização das exportações (a participação dos manufaturados caiu de 55,1% em 2005 para 39,4% em 2010) preocupa porque o país sempre teve diversificação.

O relatório sugere que a política fiscal pode aliviar o impasse. “O cenário internacional tem um grau de incerteza muito alto, e uma conjuntura favorável como essa é o momento em que os países da região podem se preparar para um período pior”, diz Kacef. (Folha de S. Paulo)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Correios anuncia lucro de R$ 500 milhões no primeiro semestre

Próxima Notícia

Governo reajusta benefícios acima do salário mínimo

Mais Notícias

O Barcelona venceu o Valencia por 6 a 0 (Foto: Lluis Gene | AFP)
Geral

Raphinha entra, marca dois e Barcelona goleia Valencia por La Liga

14/09/2025
Arrascaeta e Emerson Royal comemoram gol do Flamengo contra o Juventude (Foto: Luiz Erbes | AGIF)
Geral

Dominante, Flamengo extermina mais um tabu e vence o Juventude pelo Brasileirão

14/09/2025
Vacina contra VSR será produzida no Brasil; distribuição pelo SUS começa em novembro para gestantes e recém-nascidos (Foto: Tony Winston | Agência Brasília)
Geral

Brasil produzirá vacina contra vírus sincicial respiratório

14/09/2025
Quase 6,6 milhões de famílias superam linha da pobreza em dois anos, aponta levantamento do governo federal (Foto: Paulo Pinto | Agência Brasil)
Geral

Mais de 6,5 milhões de famílias deixaram linha da pobreza em 2 anos

14/09/2025
Tenorinho desapareceu enquanto estava em turnê pela Argentina e pelo Uruguai (Foto: Divulgação)
Geral

Quem era o pianista brasileiro assassinado pela ditadura Argentina e identificado 50 anos depois

14/09/2025
Paciente de SP mantém HIV indetectável por 78 semanas com tratamento inovador; estudo da Unifesp aponta possível “cura funcional”. (Foto: Divulgação | TJSP)
Geral

Homem de SP fica 17 meses curado do HIV com tratamento experimental

14/09/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Governo reajusta benefícios acima do salário mínimo

Bolívia identifica milhares de carros roubados no Brasil

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre