1 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

1 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Famílias de meninas desaparecidas receberão apoio social e psicológico

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
16/07/2011 - 05:18
Manda no zap!CompartilharTuitar

Depois do reencontro com as mães na manhã de ontem, as meninas B. A. de M.  e  P. B. G. de A., ambas de 13 anos, deverão receber acompanhamento social e psicológico do Conselho Tutelar e da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semcas). Elas, que pretendiam passear no Calçadão da Gameleira, fugiram de casa na noite de domingo, 10, depois de terem sido proibidas de sair de casa desacompanhadas. Amigas e vizinhas, as meninas não aceitaram a negativa das mães e ficaram 5 dias fora sem dar notí-cias. Até que decidiram procurar espontaneamente o abrigo municipal Maria Tapajós, localizado no Conjunto Tucumã.
Encontro
As famílias foram comunicadas do reaparecimento na noite de quinta-feira, mas o encontro só foi possível no dia seguinte. Apreensiva, a dona-de-casa Cristiane Paula de Araújo, mãe de B. A. de M. e de outros 3 filhos, conta que esta foi a 1ª vez que a garota fugiu de casa. Agora, ela irá passar um tempo na casa do pai, que mora em outro bairro.

“Ela gosta de passear na Gameleira. A avó mora na Base, mas ela sempre vai com alguém. Como não tinha ninguém pra acompanhar dessa vez não deixei e ela ficou com raiva e foi assim mesmo”, conta. A mãe a descreve como sendo uma menina meiga, estudiosa (ela cursa o 8º ano do Ensino Fundamental à tarde e espanhol no contra-turno) e nunca causou problemas. Ela diz que a filha, que estuda no Colégio São José, perdeu as provas escolares e que sua preocupação é que ela recupere o tempo perdido.

Já a mãe de P. B. G. de A., Sônia Barreto da Silva, contou que esta é a 2ª vez que a garota foge de casa. Na primeira, ela estava na casa do pai. Sonia notou que a filha, que cursa a 6º ano do Ensino Fundamental, cortou o cabelo e tirou a sobrancelha. As meninas se disseram arrependidas, choraram muito ao reencontrarem as suas mães, mas aparentavam estar bem. A decisão do abrigo Maria Tapajós de receber B. e P. foi tomada como medida protetiva, para que as meninas não tentassem nova fuga.

Conflitos familiares
Após o reencontro, a conversa entre mães e filhas foi acompanhada pela coordenadora do abrigo. Elas foram conduzidas ao Núcleo de Atendimento a Criança e Adolescente Vítima (Nucria) por policiais civis que acompanharam o caso. Lá, eles elas devem receber atendimento sócio-assistencial e psicológico e, depois, serão encaminhadas ao Conselho Tutelar. Este é o procedimento padrão. O diretor de proteção espe-cial da Semcas, Fábio Fabrício, explica que conflitos familiares são os grandes responsáveis por fugas de crianças e adolescentes.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Os motivos que levaram as meninas a tomarem a atitude radical ainda serão investigados, mas o diretor adianta que a falta de diálogo entre pais e filhos pode ser um agravante. “Elas receberão essa abordagem social para sabermos porque saíram de casa. Como chegaram ao abrigo, mas situações como essas são resultantes de conflitos”, avalia Fabrício que orienta os pais a procurarem uma unidade do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) em casos semelhantes.

Em Rio Branco, há 7 Cras localizados nos bairros Triângulo, Sobral, Tancredo Neves, Santa Inês, da Paz, Calafate e Vitória. Entre as ações desenvolvidas, estão os programas ProJovem Adolescente, o grupo de mulheres destinado à capacitação profissional entre outros. 

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Jorge faz balanço positivo do governo no 1º semestre

Próxima Notícia

Fecomercio faz banner para celebrar o Dia do Comerciante

Mais Notícias

Com 9,6 mil casos suspeitos, Ministério da Saúde vai enviar 47,5 mil testes rápidos de dengue ao Acre
4º destaque

Acre segue entre os três estados com maior incidência de dengue no país

01/07/2025
Biguinho Sensação abre a programação de shows da Expoacre com grande público em Rio Branco
Geral

Governo faz alerta sobre a venda de ingressos e camarotes da Expoacre 2025: ‘fake news’

01/07/2025
Frio polar chega ao Acre e fim de semana deve ter temperaturas abaixo de 9ºC, diz Friale
1º destaque

Junho fecha com temperaturas mais baixas do ano e chuvas abaixo da média no Acre

01/07/2025
Governo faz alerta sobre a venda de ingressos e camarotes da Expoacre 2025: ‘fake news’
Geral

“Fala comigo, bebê”: Gusttavo Lima manda recado aos acreanos antes de show inédito em Cruzeiro do Sul

01/07/2025
Carteira digital para pessoas com autismo pode ser emitida online no Acre
Geral

Carteira digital para pessoas com autismo pode ser emitida online no Acre

01/07/2025
Ajudante de padeiro e peixeiro: veja vagas do Sine para esta quinta-feira
2º destaque

Acre tem o maior crescimento proporcional na geração de empregos formais do país em maio, aponta Caged

01/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Fecomercio faz banner para celebrar o Dia do Comerciante

Espaço Indústria na Expoacre deve ter mais de 65 empresas

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre