5 de julho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

5 de julho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Ministério Público completa 48 anos de atuação histórica no Acre

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
23/07/2011 - 21:21
Manda no zap!CompartilharTuitar

No dia 26 de julho de 1963 a Lei Estadual nº 4, publicada no Diário Oficial do Executivo “O Acre”, criou a estrutura administrativa do Ministério Público do Estado do Acre.
MPF_48anos
O governador José Augusto de Araújo nomeou como primeiro Procurador-Geral, um jovem de sua confiança de apenas 30 anos, Lourival Marques de Oliveira, que na condição de assessor jurídico tinha elaborado o primeiro anteprojeto da Constituição do Estado do Acre, que foi apresentado a Assembléia Constituinte, discutido e revisado para ser transformado na 1ª Constituição  promulgada no dia 1º de março de 1963.

Lourival é hoje desembargador aposentado e começou comandando um Ministério Público ainda sem promotores, funcionando muito mais como um apêndice do Poder Executivo. “Promotores e servidores foram contratados, o MP começou a ganhar forma, mas muita gente contribuiu para que isso acontecesse. Naquela época, o MP era parte da estrutura do governo, como acontecia também em outros estados” diz ele. Só em 1988, a partir da promulgação da Constituição Federal de 1988 é que o MP brasileiro ganhou força e autonomia.

No Acre, a década de 90 foi importante para que o Ministério Público fosse reconhecido como o guardião da sociedade A gestão do Procurador- Geral Edmar Azevedo Monteiro que teve inicio em 1999, que criou entre outras coisas o Grupo de Combate ao Crime Organizado para combater o esquadrão da morte, foi decisiva para virar uma página de medo e impunidade no Acre.

O atual Procurador-Geral Sammy Barbosa Lopes, com apenas 27 anos à época, coordenou esse grupo fundamental para a transição de um Estado criminoso para um Estado de Direito como ele mesmo conta: “Nós presenciamos essa transição, de um Estado criminoso para um Estado de Direito. As investigações só chegaram a um resultado positivo por conta da atuação do Ministério Público, uma vez que, os investigados de regra eram membros da polícia civil e militar, a quem caberia o papel de investigador. Essa confusão que havia no Acre entre o bandido e a polícia está estampada em vários procedimentos investigatórios em que se chegava ao cúmulo do próprio autor do crime ser designado para atuar no inquérito que investigava a execução daquele crime” lembra o Procurador.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Hoje, 48 anos após sua criação, o Ministério Público do Acre acumula uma história de atuações importantes em defesa dos direitos dos cidadãos acreanos e em prol do desenvolvimento do Estado. Está presente em quase todos os municípios do Acre e conta atualmente com 54 Promotores de Justiça e 14 Procuradores de Justiça.

Além de cumprir as determinações previstas da Constituição, o MP está desenvolvendo um novo conceito de gestão, orientado pelo Planejamento Estratégico, que teve início em maio de 2010 e prevê ações que foram discutidas com a sociedade em duas audiências públicas para serem executadas até 2015 em todas as áreas de atuação no intuito de aproximar a instituição da sociedade.

Programação especial para comemorar a data
Para comemorar os 48 anos do MP no Acre uma semana inteira de eventos está sendo programada. A idéia é homenagear membros, servidores e pessoas que de um modo geral contribuíram para a história da instituição. Além disso, serão lançados novos projetos que envolvem a sociedade.

Segunda, 25, a partir das 9h a programação começa no auditório da instituição conforme a programação abaixo:
Nesta segunda-feira (25), será lançado o projeto “Resgatando a História do MPE”, que consiste numa parceria com a Universidade Federal do Acre (UFAC) para estimular alunos do curso de História a fazerem monografias sobre o MP. Os estudantes receberiam bolsas de incentivo para pesquisar sobre fatos e pessoas que fizeram do MPE a instituição que é hoje.

Em seguida, serão lançados mais dois projetos: “Ambiente Legal” e “Recicle o Lixo”. O evento, que acontece a partir das 9 horas, no auditório do edifício sede, será encerrado com uma palestra com ambientalistas da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Na terça-feira,26, o Voltando ao Saber, que já está sendo realizado no interior, será lançado em Rio Branco. A iniciativa é do MPE, que por meio de parceria com as prefeituras, tem como objetivo principal conter a evasão e a não freqüência escolar, além de fazer o acompanhamento da execução do programa Bolsa Família.

Também faz parte da programação uma homenagem aos servidores mais antigos por meio do projeto “Prata da Casa”, na quarta-feira, 27.

Na quinta-feira, 28, o MPE vai receber estudantes de escolas públicas por meio do projeto “Promotor por um Dia”, que prevê a realização de visitas a fim de abrir as portas da instituição para a sociedade e mostrar como funciona o MP e quais as suas atribuições. À noite, a partir das 19h, acontece o arraial estacionamento do edifício sede.

No dia 29 será anunciado o vencedor do concurso que dará nome ao Sistema de Automação do MP, um concurso interno cujo ganhador receberá um Ipad. Uma conversa com a imprensa e o Procurador-Geral de Justiça Sammy Barbosa Lopes vai finalizar a programação. (Assessoria)

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Rapaz perde controle de carro e bate em poste da Antônio da Rocha Viana

Próxima Notícia

Começa a Expoacre 2011

Mais Notícias

URGENTE: Motociclista morre após ser atropelado por carreta durante ultrapassagem na BR-364, em Rio Branco
2º destaque

URGENTE: Motociclista morre após ser atropelado por carreta durante ultrapassagem na BR-364, em Rio Branco

05/07/2025
Shopping recebe exposição interativa em homenagem aos 51 anos do Corpo de Bombeiros do Acre
Geral

Shopping recebe exposição interativa em homenagem aos 51 anos do Corpo de Bombeiros do Acre

05/07/2025
Gusttavo Lima atrai cerca de 60 mil pessoas em noite histórica na Expoacre Juruá 2025; FOTOS
6º destaque

Final do rodeio, festival infantil e shows animam a Expoacre Juruá neste sábado

05/07/2025
Natal altera funcionamento de serviços públicos, bancos e shopping; confira
3º destaque

Confiança do empresário do comércio cresce no Acre, mas ainda não recupera níveis do início do ano

05/07/2025
Foliões encaram o frio e lotam abertura do Carnavale 2025, em Brasiléia
Destaques Cotidiano

Foliões encaram o frio e lotam abertura do Carnavale 2025, em Brasiléia

05/07/2025
Rio Branco busca soluções para o campo em visita técnica a referência de produção rural em Rondônia
Destaques Cotidiano

Rio Branco busca soluções para o campo em visita técnica a referência de produção rural em Rondônia

05/07/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Começa a Expoacre 2011

INSS: publicado decreto que autoriza antecipação de metade do 13º para agosto

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre