Rio Branco apresenta queda de 98% nos casos de dengue

Rio Branco é a capital brasileira com o menor número registrado de casos de dengue. A 1ª semana de janeiro de 2011 apresentou 2.492 casos. Na 26ª semana, este número caiu para apenas 40 casos. Foi a maior redução entre as capitais, segundo dados do Ministério da Saúde (MS). Apesar das mortes por casos hemorrágicos ainda não estarem todos confirmados, o número também caiu significativamente. As quedas são reflexos das notificações mais rápidas, da organização da rede de saúde, da ampliação no fluxo de atendimento e do diagnóstico precoce.
Dengue1207
O Acre é o segundo estado da Região Norte que apresentou maior redução dos casos notificados neste ano. Ele ficou atrás apenas do Amazonas, que praticamente zerou as notificações. Os dados indicam que as ações de combate, desenvolvidas em parceria com as secretarias estaduais e municipais, têm obtido sucesso. Após 3 anos seguidos de epidemia, o Acre conseguiu ‘normalizar’ a doença.

Uma das ações mais efi-cientes da ‘guerra contra a dengue’ foram as visitas domiciliares. Os Agentes de Vigilância em Saúde (AVS) realizam tarefas de eliminação de depósitos e tratamento de focos de larva, bem como a atividade de educação em saúde junto aos moradores. A cada 22 dias, os Agentes Comunitários em Saúde (ACS) realizam visitas em mais de 128 mil imóveis, localizados em Rio Branco, o que corresponde a 100% de cobertura da cidade.

A ‘Operação Guerra Contra a Dengue’, realizada de forma integrada com a Prefeitura de Rio Branco, Ministério da Saúde e Governo do Estado, com apoio do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros e Brigada da Juventude, vem atuando de forma ostensiva e integrada nas seguintes frentes de trabalho: visita domiciliar, tratamento químico, focal e espacial.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation