Dilma nomeia Pelé ‘embaixador honorário’ do Brasil para Copa 2014

A presidente Dilma Rousseff nomeou nesta terça (26) o ex-jogador Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, ‘embaixador honorário’ do Brasil para a Copa de 2014. Dilma se reuniu com Pelé e o ministro dos Esportes, Orlando Silva, no Palácio do Planalto. O rei do futebol afirmou que ‘não poderia deixar de aceitar’ o convite de Dilma. Ele terá como função fazer a promoção da Copa do Mundo do Brasil. A função não é remunerada.

“Como brasileiro vocês sabem que eu já faço isso desde quando nasci. Desde a 1ª Copa do Mundo que eu defendo e faço a promoção do Brasil. É uma responsabilidade muito grande, mas eu não poderia deixar de aceitar”, disse Pelé.

Logo após o anúncio do novo cargo, Pelé pediu o apoio dos brasileiros para a realização do mundial de futebol no Brasil. Pelé lembrou a Copa da Suécia, em 1958, quando a vitória da seleção brasileira ‘enalteceu’ o nome do país. Segundo ele, todos os 190 milhões de brasileiros precisam contribuir para a organização do mundial.

“Eu gostaria de pedir pra todo povo brasileiro que acreditasse, porque estava meio confuso, meio em dúvida com alguns problemas que tivemos aqui e que sabemos, ainda, das condições, mas que podemos acreditar, porque a presidente disse que vai fazer todo o esforço e espero que a gente entregue bem essa Copa”, disse o ex-jogador.

O ministro dos Esporte afirmou que Dilma ficou ‘feliz’ em receber o ex-jogador em seu gabinete. Segundo Orlando Silva, a função de embaixador é uma homenagem a Pelé ‘pelo que ele fez pelo esporte e pelo Brasil’. Para o ministro, a experiência de Pelé ajudará a orientar o governo e na interlocução dentro e fora do Brasil. “Ela [presidente Dilma Rousseff] acredita que pela força da imagem do Pelé, pela sua história, um homem que viveu 10 copas, que ele seria a melhor face da Copa”, disse Orlando.

O ministro afirmou ainda que está prevista na agenda da presidente a participação no sorteio das chaves para as eliminatórias da Copa de 2014. O sorteio será o 1º evento oficial da Copa. O evento será realizado no RJ, no próximo sábado, dia 30. (G1)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation