X

Mudanças nos Transportes estão terminando, diz Michel Temer

O vice-presidente da República, Michel Temer, disse nesta quarta-feira (27) que as mudanças no Ministério dos Transportes estão próximas do fim. Segundo ele, a pasta deverá retomar “o rumo normal”.

“Estão se encerrando [as mudanças no Ministério dos Transportes]. A presidenta Dilma tomou as providências que entende que deveria tomar. O ministério deve retomar o rumo normal”, disse Temer durante a inauguração da Ponte Estaiada Governador Orestes Quércia, em São Paulo.

A crise instalada na pasta por causa de denúncias de superfaturamento em obras já causou o afastamento de 18 funcionários, incluindo o ex-ministro Alfredo Nascimento. Ainda segundo Temer, o novo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, vai continuar a verificar possíveis irregularidades na pasta.

“O ministro que assumiu tomou todas as medidas. Mas evidentemente que o ministro irá continuar a verificar o que houve de desajustamento e, se houver novos desajustamentos, é claro que irá tomar novas previdências.”

A última baixa na pasta ocorreu na segunda-feira (25). O diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot, pediu exoneração do cargo. A demissão de Pagot  foi publicada nesta quarta no “Diário Oficial da União”, junto com a exoneração de Hideraldo Caron, ex-diretor de infraestrutura do Dnit.

As irregularidades foram publicadas pela revista “Veja” em 2 de julho. O texto relatou que representantes do PR, partido ao qual pertencem o ex-ministro e a maior parte da cúpula do ministério, funcionários da pasta e de órgãos vinculados teriam montado um esquema de superfaturamento de obras e recebimento de propina por meio de empreiteiras.

No mesmo dia, Nascimento determinou o afastamento de funcionários da cúpula da pasta.

Quatro dias depois foi a vez de o então titular da pasta pedir demissão. Nascimento não suportou as pressões por conta de suspeitas de que seu filho tenha enriquecido ilicitamente em razão do cargo de ministro. Ao assumir o posto, em 12 de julho, o novo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, afirmou que faria “ajustes” que envolveriam troca de pessoas e modificações em processos da pasta.

Dólar e Jobim
No evento realizado na capital paulista, Temer disse que a desvalorização do dólar é algo que traz “preocupação razoável” ao governo. Ele acrescentou, porém, estar seguro que logo a situação irá se normalizar. “O Brasil, se houver um problema, estará preparado para enfrentar a crise.”

Questionado sobre o voto do ministro da Defesa, Nelson Jobim, no candidato José Serra, na eleição de 2010,  Temer disse:
“O Jobim é um homem muito franco. Ele disse algo que é verdade. Já havia dito à presidenta Dilma isso.”

Para Temer, que é presidente licenciado do PMDB, partido de Jobim,  a opção do ministro não irá abalar sua reputação. “É um quadro muito valioso no PMDB e faz um trabalho excelente no Ministério da Defesa. A franqueza dele não altera sua posição no governo.”

Em entrevista ao jornal “Folha de S.Paulo” nesta quarta-feira, Jobim afirmou que, apesar de fazer parte da cúpula do governo, votou em José Serra, candidato da oposição nas eleições presidenciais do ano passado. (G1)

Categories: POLÍTICA
A Gazeta do Acre: