5 de janeiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

5 de janeiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Plano de combate às queimadas é lançado e tem foco na fiscalização

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
19/07/2011 - 03:51
Manda no zap!CompartilharTuitar

Estratégico, tático e possível de ser operacionalizado. Assim foi definido o Plano Integrado de Prevenção, Controle e Combate às Queimadas e Incêndios Florestais pela diretora de planejamento da Secretaria de Meio Ambiente do Acre, Vera Reis, durante a apresentação do trabalho que mobilizou mais de 30 instituições na elaboração de seu conteúdo. O documento foi entregue simbolicamente ao governador Tião Viana na manhã de ontem e contém ações conjuntas a serem desenvolvidas durante o período de estiagem quando ocorre o maior número de sinistros. As medidas preventivas incluem a participação social na difusão de informações sobre os prejuízos causados pelas queimadas e a conscientização sobre as alternativas ao uso do fogo.
Plano-queimadas
Criada há três anos por meio de decreto assinado pelo governador Binho Marques, a Comissão Estadual de Gestão de Riscos mantém uma sala de situação coordenada pela Defesa Civil. O local concentra, até o fim do período considerado mais crítico, as informações referentes a seca, nível dos rios do Estado, número de focos de calor e áreas de risco de incêndios florestais. Defesa Civil e Corpo de Bombeiros são os responsáveis pelo combate ao incêndio. As brigadas de incêndio comunitárias também deverão ser reativadas.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Em 2006 foram criadas 400 brigadas treinadas pelo Exército para fiscalizar e agir dentro de suas comunidades no combate a focos de incêndio. Elas receberam abafadores e bombas costais que, segundo o presidente do Imac, Fernando Lima, acabaram sendo usadas para outros fins. “Elas serão retomadas. Se a sociedade não estiver inserida neste trabalho será difícil alcançar nosso objetivo”. Programas que propõe alternativas ao uso do fogo são desenvolvidos para reduzir os índices de queimadas, entre eles a mecanização agrícola, o uso da mucuna nos roçados, manejo de pastagens e comunitário.

O governador Tião Viana considera o plano uma lição de maturidade das instituições ao unirem forças para reduzir os danos ambientais causados pelas queimadas e incêndios florestais e reforçou a importância da participação popular no combate às queimadas urbanas e rurais. Com foco na fiscalização, o plano ganha reforço com a compra de 14 veí-culos para o Corpo de Bombeiros que serão usados para o combate a incêndios florestais. “A parceria da Ufac está sendo fundamental neste processo que nos abastece com dados sobre a umidade relativa do ar e áreas mais secas com riscos de incêndios”, diz Fernando Lima. Denúncias de queimadas urbanas e rurais podem ser feitas para o Imac pelo número: 9985-7660.

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Casamento coletivo já tem mais de 350 casais habilitados

Próxima Notícia

Formação superior é celebrada por professores da zona rural

Mais Notícias

Carolina Cabral/Getty Images
POLÍTICA

Forças Armadas reconhecem vice de Maduro como presidente

04/01/2026
Manifestantes durante um protesto na Cidade do México, México, no sábado, 3 de janeiro de 2026. O presidente Nicolás Maduro foi indiciado nos EUA após ser capturado e retirado da Venezuela, na sequência de uma série de ataques aéreos que representam uma escalada extraordinária na campanha de meses do governo Trump contra o país — Foto: Mayolo Lopez Gutierrez/Bloomberg via Getty Images
Destaques Cotidiano

Depois de Maduro, quatro futuros possíveis para a Venezuela

04/01/2026
Foto: Reprodução/Casa Branca
Destaques Cotidiano

Casa Branca publica imagens de Maduro sendo levado à prisão nos EUA

04/01/2026
Foto: Jeferson Carvalho/Secom
POLÍTICA

Bocalom inicia 2026 com visitas a áreas atingidas pela cheia e reforça ações de apoio às famílias

03/01/2026
Foto: EPA/Miguel Gutierrez/Agência Lusa
POLÍTICA

Captura de Nicolás Maduro pelos EUA divide opiniões entre políticos do Acre

03/01/2026
Presidente dos EUA, Donald Trump • nald Trump
POLÍTICA

Trump diz que Maduro está em navio à caminho de NY e que assistiu ao vivo à captura

03/01/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Formação superior é celebrada por professores da zona rural

Superintendente da ANP vê potencial em bacias sedimentares do Acre e AM

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre