Mostra – A Mostra Itinerante do IV For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade

Sexual, acontecerá em 150 cineclubes, pontos de cultura e espaços culturais de todo o Brasil, dos quais 03 são de Rio Branco- Acre. A mostra tem como promoção da Cenapop – Centro Popular Cultural e Eco – Cidadania, em parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes – CNC, dentro do programa “Mostra Cá que Eu Mostro Lá” e com o apoio do Ministério da Cultura. No Acre, o Festival acontece nesta sexta-feira, 5, e sábado, 6, das 19h às 22h, na Comunidade Corrente do Bem (no Tucumã) e Cine Teatro Recreio (na Gameleira). A realização é uma parceria com os Cineclubes Opiniões, Cocar e Comunidade Corrente do Bem e o apoio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour. A Mostra ocorrerá, seguidas de debates e intervenções teatrais.

LITERATURA + MODA
Lend1Com a intenção valorizar a cultura e identidade brasileira, redescobrir os encantos e as tradições do Brasil e ao mesmo tempo integrar a moda na cultura infantil, contribuindo para o desenvolvimento literário da criança, a editora LeYa Brasil, em parceria com a  Green, lançam o livro Samburá de Lendas, uma linda história que ornamentará a imaginação das crianças neste verão.

A renomada dupla de autores infantis Blandina Franco e José Carlos Lollo se inspirou na minuciosa pesquisa de estampas sobre o folclore da região Norte, desenvolvida pela Green, para a criação da coleção Verão 2012, para dar forma ao projeto cultural inovador, o livro  Samburá de Lendas.

Samburá de Lendas apresenta a história de um menino pescador que tem seu peixe roubado e, ao procurá-lo, em plena Floresta Amazônica, se depara com personagens das principais lendas do Norte. Nesta aventura imaginária, as estampas da Green se integram ao universo literário como pano de fundo para as ilustrações do livro. As folhas, barcos, flores e animais ganham formas lúdicas, que recheiam as páginas com um estilo único. O livro também apresenta personagens folclóricos importantes e pouco conhecidos pelo público, que simbolizam a cultura do Norte. O Anhangá, a Onça-Boi, os Gogós-de-sola e os Bois Garantido e Caprichoso são alguns dos personagens lendários que participam desta divertida história. Com este projeto, imaginação, conhecimento e moda podem, enfim,  contribuir juntos para o desenvolvimento das crianças.

Sobre os autores: Blandia Franco escreve para crianças de todas as idades e é estudiosa do folclore brasileiro, além disso, faz bordados e cria bonecos. O ilustrador José Carlos Lollo trabalha com técnicas que incluem desenho, pintura em aquarela, dobradras e colagens. Antes de “Samburá de Lendas”, Lollo e Blandia já lançaram em parceria os livros “Quem soltou o Pum?” e “Grande Pequeno”, que se tornaram Best Sellers na literatura infantil Brasileira.

FESTAS

Lend2
Diesel
– Neste sábado, 6, a Boate Diesel Pub volta com força total! Na compra de uma cerveja, você ganha outra na faixa, a noite toda. E no comando da pista os melhores DJ’s: Richard, Renan Biggi e Jean Ney. Informações pelo telefone 9946-4466.

Teatrão- O Grupo Mawaca apresenta seu show “Cantos da Floresta” no próximo dia 24 (quarta-feira), às 20h30, no Teatrão. O Mawaca é formado por um grupo vocal, que interpreta canções em mais de quinze línguas e nesta primeira apresentação no Acre eles contarão com a participação de Marlui Miranda (pesquisadora da cultura indígena brasil e de índios da etnia Kaxinawá. Lembrando: a entrada será gratuita e será apresentação única.

Festival do Açaí – Já está marcado o tradicional Festival do Açaí, que acontecerá nos dias 11, 12, 13 e 14 de agosto, na cidade de Feijó. O evento terá como atrações nacionais os cantores Alexandre Pires, Reginaldo Rossi e a banda de axé Parangolé.

Lend3
Posh Club – A  boate Posh Club se une com a cerveja belga Estella Artois para fazer a melhor balada nesta sexta-feira, 5, a partir das 23h. No lounge vip, open bar com modelos da Agência Alex Tomas distribuindo cerveja na faixa. No line up, os Dj’s Dionisio, Helmer e Rick comandando o som.

MOSTRA DE MÚSICA
Dar visibilidade à música local é o desafio do setor de Arte do Serviço Social do Comércio (Sesc), que pelo terceiro ano aposta na Mostra de Música como meio para se chegar ao objetivo.

A Mostra faz parte de uma proposta da Rede Integrada de Mostra de Música do Sesc, que, segundo os organizadores, apresenta grande relevância e valor ao panorama social. O objetivo é incentivar a criatividade musical, difundindo a música como um dos meios essenciais da expressão cultural do brasileiro.

As canções de maior destaque serão apresentadas ao público durante os próximos dias 5, 6 e 7, também no Teatrão, sempre às 19h30. Entre as músicas selecionadas para apresentações, as 12 primeiras classificadas farão parte de um CD de registro da segunda edição do evento. Com os artistas: Verônica Padrão, Chris Guto, J. Menezes, Marcelo Roverso e outros.

CINEMA

Lend4
Cine João Paulo
– Estréia nesta sexta-feira, 5, no Cine João Paulo, o filme de um dos desenhos animados mais famosos dos anos 80, “Os Smurfs”, nas sessões das 17h e 19h. E ainda em exibição o animação “Carros 2”, nas sessões das 17h; e “Harry Potter e As Relíquias da Morte – Parte Final”, às 19h e 21h.

Lend5
Mostra– A Mostra Itinerante do IV For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual, acontecerá em 150 cineclubes, pontos de cultura e espaços culturais de todo o Brasil, dos quais 03 são de Rio Branco- Acre. A mostra tem como promoção da CENAPOP – Centro Popular Cultural e Eco – Cidadania, em parceria com o Conselho Nacional de Cineclubes – CNC, dentro do programa “Mostra Cá que Eu Mostro Lá” e com o apoio do Ministério da Cultura. No Acre, o Festival acontece nesta sexta-feira, 5, e sábado, 6, das 19h às 22h, na Comunidade Corrente do Bem (no Tucumã) e Cine Teatro Recreio (na Gameleira). A realização é uma parceria com os Cineclubes Opiniões, Cocar e Comunidade Corrente do Bem e o apoio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour. A Mostra ocorrerá, seguidas de debates e intervenções teatrais.

 

 

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation