Gestão de pessoas no varejo

*Por Soeli de Oliveira
  
 Não só da variedade, qualidade, marcas dos produtos oferecidos e bons preços sobrevive o varejo, embora todos esses fatores sejam fundamentais. As pessoas envolvidas no negócio interferem positiva ou negativamente nos resultados alcançados; afinal, é através do relacionamento entre as pessoas que as vendas acontecem.
 
 No acender das luzes do século XXI, muitos mitos em relação à gestão de recursos humanos foram sepultados, entre eles:
 
“- Manda quem pode, obedece quem precisa.”
“- As pessoas são o que são e não mudam.”
“- É muito caro investir na gestão de pessoas.”
“ – Gestão de pessoas é coisa para empresas grandes.”
“- Para quê investir nos colaboradores, se depois de treinados eles vão embora?”
 
 Neste tempo de “apagão de mão-de-obra”, os gestores precisam mais do que nunca agir de forma planejada para atrair, desenvolver, manter e reter bons profissionais a fim de garantir a competitividade dos negócios. Bem mais que os custos da folha de pagamento, a gestão de pessoas deve ser vista como uma área de geração de resultados. Nessa área se consegue melhor retorno valorizando as pessoas como seres humanos e reconhecendo o potencial de cada uma.
 
 Os lojistas que querem ter mais e melhores resultados nas vendas devem atuar como líderes desenvolvedores de equipes, favorecendo um ambiente de trabalho saudável e produtivo, pois somente colaboradores comprometidos são capazes de dar o melhor atendimento, com a máxima agilidade, de forma a conquistar a fidelidade dos clientes, atraídos para a loja através de esforços de marketing.
 
 Na prática de gestão de pessoas é preciso estabelecer uma parceria para o trabalho em equipe, conciliando os interesses das organizações e das pessoas. Empresas querem lucro, produtividade, eficácia e a maximização de recursos físicos e financeiros investidos. As pessoas anseiam por justa remuneração, desafios, sentimento de pertencimento, benefícios, lazer, segurança no emprego e no ambiente de trabalho.
 
 Quais estratégias a sua empresa está adotando para atrair, manter e reter profissionais competentes no seu negócio?
 
*Soeli de Oliveira é consultora e palestrante das áreas de marketing, varejo, atendimento e motivação do Instituto Tecnológico de Negócios, e-mail: [email protected] – Novo Hamburgo – RS.

Assuntos desta notícia


Join the Conversation