X

Curso da Embrapa e Senar/AC aborda reforma de pastagens

Realizada pela Embrapa Acre, em parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Acre (Senar/AC), a capacitação acontece no dia 18 de agosto de 2011, no auditório da Federação de Agricultura e Pecuária do Acre, das 8 às 17 horas. O evento é gratuito, com vagas limitadas a 70 participantes e as inscrições deverão ser feitas com o Serviço de Atendimento ao Cliente da Embrapa Acre, pelo tel. (68) 3212-3401.

Serão abordadas todas as etapas necessárias pra reforma de uma área degradada. Os conteúdos contemplam desde o planejamento da atividade, seleção de forrageiras, técnicas de preparo do solo e plantio de gramíneas até o manejo da formação de pastagens e os custos das diferentes modalidades de reforma.

Com um rebanho bovino de 2,5 milhões de cabeças, o Acre possui 1,5 milhão de hectares de pastagens cultivadas. Aproximadamente um terço desse total, equivalente 500 mil hectares, está degradada ou em vias de degradação. O problema envolve cerca de 20 mil criadores de gado em todo o Estado e representa forte limitação ao desenvolvimento da pecuária na região. Como conseqüência, reduz a capacidade de suporte das pastagens e provoca perda na produtividade do rebanho, resultando em prejuízo para os produtores.

De acordo com o pesquisador Carlos Maurício Andrade, instrutor da capacitação, no Acre a degradação de pastagens tem diversos fatores, mas a principal causa é a síndrome da morte do capim braquiarão, doença fúngica ocasionada pela pouca tolerância dessa gramínea a solos de baixa permeabilidade, característicos da região. (Ascom Embrapa Acre)

 

 

 

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: