19 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

19 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Embaixador do Haiti visita o Acre e agradece apoio dado aos haitianos

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
18/08/2011 - 18:19
Manda no zap!CompartilharTuitar

A boa acolhida e atenção dispensada aos haitianos que vieram para o Acre se refugiar das catástrofes naturais que assolaram seu país fizeram com que o embaixador do Haiti, Idalberth Pierre Jean viesse ao Estado para agradecer pessoalmente ao governador Tião Viana à solidariedade do povo acreano e do governo do Acre.
Haiti_embaixador
Idalberth Jean participou de uma reunião na manhã desta quinta-feira, 18, com o governador e o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Henrique Corinto. O embaixador declarou que a conversa com o Tião Viana foi extraordinária. O representante da Embaixada haitiana garantiu não ter dúvidas sobre o bom tratamento que o governador e sua equipe dispensariam ao recebê-lo no Acre.

“Minha presença aqui, em primeiro lugar, é para agradecer tudo que o governo e demais autoridades têm feito para auxiliar os haitianos que estão vivendo aqui e que ainda estão chegando a este Estado. Mas também vim conversar com governador sobre a possibilidade de criar um curso para oferecer aos haitianos que tem dificuldade para se comunicar na língua brasileira”, disse o embaixador.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Aproveitando a reunião, Idalberth Jean solicitou ao governador que o Estado permaneça prestando apoio assistência aos haitianos na área de saúde e assistência social.

Solidariedade é marca dos acreanos, diz governador

O governador Tião  Viana observou que o Acre e o povo acreano, ao longo de sua história, sempre tiveram como uma de suas características solidariedade.

“Sabemos do drama social que o Haiti vive e por isso, o governo do Acre sempre fez com muita atenção essa ajuda ao povo. Somos solidários e respeitosos com os irmãos haitianos. Vamos buscar meios para atender a essa solicitação de apoio linguístico para os que vivem no Estado e posso garantir que o apoio na área de saúde esta sendo prestado desde quando os grupos começaram a chegar aqui”, declarou Tião Viana.

Após a reunião ficou decidido que será avaliada a possibilidade de haver intercâmbio entre professores com formação em Letras Francês do Acre sejam enviados ao Haiti para ensinar português ao povo daquele país e professores de Francês do Haiti venham ao Estado para ensinar a língua francesa aos brasileiros.

Tião Viana também  se comprometeu a buscar uma solução para criar grupos que ensinem língua portuguesa aos haitianos que já vivem no Acre.

“Isso vai facilitar muito para os haitianos que estão aqui porque eles terão a oportunidade de se comunicar melhor com o povo acreano e no trabalho.”, destacou Idalberth Jean.

Henrique Corinto, ressaltou que atualmente vivem na região de Brasileia 66 haitianos. Este mês, de acordo com dados da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) 15 pessoas vindas do Haiti chegaram ao Estado por meio da fronteira Brasil-Peru-Bolívia.

“Tivemos o prazer de receber o embaixador do Haiti que esteve aqui com o governador numa missão de conhecer, de perto, como que está sendo feito o atendimento aos haitianos que estão chegando ao Brasil. Ele também veio para demonstrar a felicidade do povo do Haiti ao receber a solidariedade do povo acreano. O embaixador ficou muito satisfeito ao ver o que está sendo feito aqui para auxiliar seu povo”, afirmou Corinto. (Agência Acre)

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Câmara aprova Voz do Brasil flexível

Próxima Notícia

SESI realiza aulão do Ebep e Pré-Enem

Mais Notícias

Foto: Reprodução
Geral

Volta à rotina após o Carnaval: profissionais do Acre explicam como retomar treinos e alimentação sem “compensações” radicais

18/02/2026
Carnaval no Acre reúne mais de 64 mil pessoas e registra baixo número de ocorrências nas cinco noites de festa. Foto: cedida
5º destaque

Carnaval no Acre: mais de 20 monitorados são flagrados nas festas e 91 motoristas autuados por embriaguez

18/02/2026
Foto: Reprodução
4º destaque

Desaparecimento de idoso que saiu para comprar refrigerante completa um mês e família mantém buscas no Acre

18/02/2026
O Acre é o estado com maior número de feriados estaduais do país. Foto: Reprodução
Geral

Após Carnaval, veja quando será o próximo feriado no Acre e as próximas folgas do calendário

18/02/2026
Turismo tem crescido no Acre nos últimos anos. Foto: Arquivo Secom
Geral

Acre fica de fora de ranking nacional dos 50 melhores destinos turísticos para viajar em 2026

18/02/2026
Foto: Reprodução/Instagram
4º destaque

Carnaval 2026 no Acre registra mais de 20 pessoas conduzidas à delegacia durante cinco noites de festa

18/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

SESI realiza aulão do Ebep e Pré-Enem

Boliviano é preso com droga dentro de caixa de flores

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre