14 de novembro de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

14 de novembro de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Fórum esclarece para empresas benefícios e punições da Lei Geral

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
31/08/2011 - 04:31
Manda no zap!CompartilharTuitar

 “O principal objetivo deste Fórum é tirar dúvidas sobre os benefícios a que os empresá-rios e empreendedores indivi-duais têm, como também suas obrigações. A maioria dos empreendedores não dão valor à contabilidade, vão vivendo por instinto, mas hoje não dá mais para viver de achismo; quem não se adaptar à nova realidade está fora do mercado!” Adverte José Maurício Batista Prado presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas do Estado do Acre (Sescap/AC), que coordena o 2º Fórum das MPE´s do Acre.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Mais que uma advertência, Maurício Prado demonstra preocupação com a saúde e, consequentemente, a sobrevivência das MPE´s que num tempo de concorrência global, precisam avaliar e controlar cada custo para ter lucro. “A informação e o controle são armas muito importantes para garantir a sustentabilidade das empresas, é por isso que neste fórum que estará acontecendo cinco e meia da tarde às dez da noite os bancos vão apresentar suas linhas de crédito às empresas; as vantagens e exigências da lei geral serão mostradas e os aspectos tributários também. O governo tem um controle cada vez maior sobre a nossa vida financeira e das nossas empresas, então se você der o famoso jeitinho brasileiro para não pagar hoje, vai pagar daqui alguns anos com multas, juros e correções. É o fim do jeitinho!”

Maurício lembra que o primeiro fórum acreano das micro e pequenas empresas aconteceu em 2009 quando começou o Simples Nacional, sistema cria-do para facilitar a vida dos empreendedores como estímulo à criação de emprego e renda pagando menos impostos que as empresas convencionais. “Uma das metas era acabar com a concorrência desleal onde uma loja devidamente formalizada, pagando impostos, se via prejudicada por alguém que estendia a lona e colocava seus produtos à venda na frente da loja sem pagar impostos nem nada!”

O Simples Nacional preparou terreno à implementação da Lei Geral que conduziu à lei do Empreendedor Individual que beneficia costureiros, camelôs e outros que sobrevivem de pequenos negócios informais. “A cria-ção do EI foi a grande tacada de estímulo à formalização com o governo abrindo mão de taxas, impostos e tributos, restando praticamente só a previdência, ainda com valor reduzido pela metade. Mais de 1,5 milhão de empreendedores já aderiram ao EI, geram negócios, que geram empregos e pagam impostos, quanto mais gente pagar impostos e obrigações sociais, menos pagaremos e isso é bom pra todo mundo. (Ascom Sebrae)

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

Presidentes de sindicatos defendem os agentes acusados de agressões

Próxima Notícia

Assistentes sociais pedem ajuda aos deputados para cumprimento de lei

Mais Notícias

Foto: Divulgação
Geral

Cruzeiro do Sul inicia preparação para o Natal 2025 com decoração especial e sustentável

14/11/2025
A cada livro lido, o detento pode remir quatro dias de pena - Foto: Zayra Amorim
Geral

Acre abre inscrições para voluntários que avaliam resenhas do projeto que reduz pena pela leitura

14/11/2025
Foto: Dharcules Pinheiro
4º destaque

Acre lidera crescimento do PIB em 2023 com avanço de 14,7%, aponta IBGE

14/11/2025
Foto: Reprodução/Redes sociais
Destaques Cotidiano

Acidente entre duas carretas mobiliza Bombeiros no km 21 da BR-364, no Acre

14/11/2025
Foto: Agência Brasil
5º destaque

MP recomenda proibição de venda de bebidas alcoólicas a indígenas em Feijó

14/11/2025
Foto: Reprodução/EPTV
3º destaque

Educação do Acre cria comissão permanente contra assédio moral e sexual

14/11/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Assistentes sociais pedem ajuda aos deputados para cumprimento de lei

Banco comunitário do Vitória tem base legal

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre