Metade da população da região Norte faz parte da classe média

A classe média na região Norte representa 50% da população. De acordo com o Classe Média em Números, levantamento da Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE), a região tem aproximadamente 6 milhões de pessoas que integram esse estrato social, de uma população de 12 milhões de habitantes.

Divulgado no início do mês pela SAE, o Classe Média em Números traz o perfil detalhado desse estrato social, no qual ingressaram cerca de 30 milhões de brasileiros na última década. O objetivo é conhecer as características e demandas da nova classe média, no intuito de traçar políticas sociais específicas capazes de criar uma trava para impedir o retorno dessa população à situação de pobreza e possibilitar a continuidade da ascensão social.

De 2003 a 2009, a classe média dobrou na região Norte. Em 2003 havia apenas 3 milhões de pessoas nesse estrato social, que passou para 6 milhões em 2009.

O Pará é o maior estado da região com aproximadamente 5,5 milhões de pessoas. Dessas, 48% integram a classe média. O estado do Amazonas vem em seguida. Dos 2,6 milhões de habitantes, 50% pertencem à classe C. O levantamento mostra que a maioria da população da classe média da região vive em cidades de médio porte.

A escolaridade dos chefes de família da classe média da região Norte é maior que a média nacional segundo o Classe Média em Números. O chefe de família passa cerca de 10 anos na escola. A média nacional é de cerca de 7 anos. (Agência SAE/PR)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation