Moradores do bairro da Pista fazem protesto por fechamento de unidade

Um grupo de moradores do bairro da Pista realizou manifestação na tarde de ontem para chamar a atenção da prefeitura para a resolução de um problema que se arrasta há oito meses, tempo em que o Módulo de Saúde da Família Glória-Pista II está desativado. Segundo o presidente da Associação de Moradores, Dinho Dantas, a Secretaria Municipal de Saúde se comprometeu a resolver a questão em três meses. Um imóvel foi alugado, mas ainda está vazio aguardando o processo de licitação da empresa que será contratada para adequá-lo aos padrões técnicos exigidos para abrigar uma unidade de saúde.

O bairro da Pista tem aproximadamente 7 mil moradores que, sem o módulo, têm que se deslocar até o bairro Palheiral onde se localiza o Centro de Saúde Hidalgo de Lima quando precisam de serviços simples como curativos, controle de diabetes e hipertensão e exame de PCCU, por exemplo. O secretário de Saúde do município, Osvaldo Leal, explica a situação dizendo que está tomando medidas para resolver o problema. Entre elas, a realização de um dia de trabalho com os servidores de saúde que atuam na região da baixada da Sobral para a elaboração de proposta que deverá ser apresentada à comunidade.

No documento consta como sugestão a redistribuição desses trabalhadores dos centros de saúde e agentes comunitários de saúde para reforçar as unidades do Centro de Saúde Hidalgo de Lima e do Módulo de Saúde da Família Glória-Pista I, situado em local estratégico que serviria os dois bairros, segundo informou o secretário. “A intenção é adequar um imóvel, bem maior que o do bairro da Pista, para aumentar a capacidade de atendimento e reforçar o número de profissionais atuando nas duas unidades”, explica o secretário que afirmou ter tentando entrar em contato com a Associação de Moradores, sem conseguir. “Queremos discutir isto com a comunidade e propor negociações a esse respeito”. Os moradores que participaram do protesto disseram que, caso a situação não seja resolvida até a próxima quarta-feira, uma nova manifestação pretende fechar a Estrada da Sobral.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation