Semsa lança programação da segunda dose de vacinação em feira de saúde

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) lança hoje, na Feira de Saúde, a programação da 2ª dose da vacinação contra a paralisia infantil e o sarampo.
Vacinao
“Mesmo quem já tomou a 1ª dose deve ser vacinado. Procure um posto de vacinação e leve a sua caderneta”, conclamou o chefe municipal da Divisão das Doenças Imuno-preventivas, Ericksson Castro. A campanha nacional é no dia 13 deste mês.

Cientificamente conhecida por poliomielite, ou pólio, a paralisia infantil é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta crianças pequenas.

O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados e se multiplica no intestino, onde pode invadir o sistema nervoso. Muitos infectados não apresentam sintomas, mas continuam contaminando outras pessoas. A pólio causa paralisia e deformações no corpo. Está sendo erradicada em todo mundo graças a campanhas de vacinação, que é somente para crianças de 5 anos.

O sarampo, cuja faixa etária da vacinação abrange crianças de 1 a 7 anos, é também uma doença viral que causa infecção do sistema respiratório. É altamente contagiosa e afeta crianças. É transmitida através de gotículas expelidas pelo nariz, boca ou garganta de pes-soas infectadas. Os sintomas iniciais, que geralmente aparecem entre 8 e12 dias após a infecção, incluem febre alta, coriza, olhos vermelhos, e pequenas manchas brancas na parte interna da boca. Vários dias depois, uma erupção se desenvolve, geralmente começando no pescoço e na face e se espalha de forma gradual pelo corpo.

A Feira de Saúde é um conjunto de ações de prevenção, consultas e exames laboratoriais e de prestação de serviços ligados ao desenvolvimento social e cidadania, como a Justiça Comunitária e a atualização do cadastro no programa Bolsa Família. Também estará disponível o serviço Saúde em Movimento, que é uma academia montada ao ar livre.

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation