17 de junho de 2025
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

17 de junho de 2025
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Julgamento de Walter Prado é adiado e ele pode ficar até 3 anos inelegível

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
19/08/2011 - 04:38
Manda no zap!CompartilharTuitar

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral em desfavor de Walter Leitão Prado, candidato eleito no pleito de 2010 ao cargo de deputado estadual pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), teve julgamento iniciado em sessão realizada pela Corte Eleitoral do Acre, ontem, 18.
Prefeito19888
Porém, a Corte não chegou a um resultado, pois o juiz-membro Glenn Kelson Castro pediu vista dos autos. A ação deverá ter a continuação de seu julgamento na próxima sessão, marcada para segunda-feira, 22, às 17 horas.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Na Ação, o Ministério Público Eleitoral (MPE) pede a cassação do registro do deputado eleito Walter Prado, além da declaração de inelegibilidade por 8 anos, acusando-o de abuso de poder econômico.

Segundo o MPE, a partir de denúncia anônima, teria havido a constatação de que o acusado mantinha a prática abusiva de fornecer transporte a eleitores, fazendo uso desse artifício para angariar votos. Um ônibus que teria sido usado pelo então candidato a deputado estadual chegou a ser interceptado pela Polícia Federal na Estrada de Bujari, quando se deslocava de Rio Branco com destino a Tarauacá, com cerca de 30 pessoas a bordo.

Ainda de acordo com o MPE, no mesmo ônibus, foram encontrados 12 cartazes coloridos em poder do motorista do veículo, contendo a foto do Investigado e os dizeres “Segurança para todos” e “Dep. Estadual Walter Prado 12.777”.

Além disso, Walter Prado teria feito a doação de uma espingarda de seta a um eleitor, o que foi posteriormente confirmado pelo próprio acusado.

O juiz relator, Marcelo Bassetto, com base no entendimento, firmado pelo STF, de que a “Lei da Ficha Limpa” não se aplica ao pleito de 2010, votou pela procedência parcial da ação, a fim de que o acusado se torne inelegível pelo período de 3  anos a contar das últimas eleições.

O voto do relator foi acompanhado pela juíza Alexandrina Melo. Após o pedido de vista formulado pelo juiz Glenn Kelson Castro, os juízes Jú-nior Alberto e Elcio Sabo, com entendimento parcialmente divergente, votaram pela improcedência do pedido de declaração de inelegibilidade.
O julgamento foi presidido pela desembargadora Eva Evangelista, ante a ausência do desembargador Pedro Ranzi, que se encontra em Belo Horizonte, em viagem a serviço do Tribunal. (Ascom TRE/AC)

 

Compartilhe:

  • WhatsApp
  • Publicar
  • Threads
  • Telegram
  • E-mail

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

PT tem nome e projeto para prefeitura de Rio Branco e vai lutar pela unidade na FPA

Próxima Notícia

Festa do boi

Mais Notícias

PT confirma candidatura majoritária de Jorge Viana em 2022
Destaques Cotidiano

Em carta aberta, Cesário Braga afirma que é o único candidato à presidência estadual do partido e declara: ‘o PT não tem dono’

16/06/2025
O Acre agora tem Fiocruz
Destaques Cotidiano

Dr. Thor Dantas confirma sondagens políticas, mas diz estar focado na medicina e na ciência

16/06/2025
Roberto Duarte defende fortalecimento de aliança entre Republicanos e MDB para 2026
NOTÍCIAS

Roberto Duarte defende fortalecimento de aliança entre Republicanos e MDB para 2026

16/06/2025
Chefe de divisão da Seinfra morre aos 53 anos após 18 dias internado em estado grave
Destaques Cotidiano

Vereadores de Rio Branco aprovam projeto que proíbe inauguração de obras públicas inacabadas

12/06/2025
Faixa elevada e reformas de ponte e Urap: vereador apresenta 3 indicações de melhorias
Destaques Cotidiano

Neném Almeida diz que Câmara de Vereadores é submissa e critica rejeição de requerimento sobre ponte da Judia

12/06/2025
‘Se ele não vir por conta própria, será um requerimento atrás do outro’, dispara Aiache, sobre Cid Ferreira
POLÍTICA

Projeto de Lei propõe passagens gratuitas para gestantes de alto risco em Rio Branco

11/06/2025
Mais notícias
Próxima Notícia

Festa do boi

Moradores do bairro da Pista fazem protesto por fechamento de unidade

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre