9 de fevereiro de 2026
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • POLICIA
  • Geral
  • POLÍTICA
  • Colunas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
Jornal A Gazeta do Acre

GAZETA 93,3FM Ouça agora

9 de fevereiro de 2026
Sem resultados
View All Result
Jornal A Gazeta do Acre
Sem resultados
View All Result

Julgamento de Walter Prado é adiado e ele pode ficar até 3 anos inelegível

A Gazeta do Acre por A Gazeta do Acre
19/08/2011 - 04:38
Manda no zap!CompartilharTuitar

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral ajuizada pelo Ministério Público Eleitoral em desfavor de Walter Leitão Prado, candidato eleito no pleito de 2010 ao cargo de deputado estadual pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), teve julgamento iniciado em sessão realizada pela Corte Eleitoral do Acre, ontem, 18.
Prefeito19888
Porém, a Corte não chegou a um resultado, pois o juiz-membro Glenn Kelson Castro pediu vista dos autos. A ação deverá ter a continuação de seu julgamento na próxima sessão, marcada para segunda-feira, 22, às 17 horas.

Na Ação, o Ministério Público Eleitoral (MPE) pede a cassação do registro do deputado eleito Walter Prado, além da declaração de inelegibilidade por 8 anos, acusando-o de abuso de poder econômico.

Segundo o MPE, a partir de denúncia anônima, teria havido a constatação de que o acusado mantinha a prática abusiva de fornecer transporte a eleitores, fazendo uso desse artifício para angariar votos. Um ônibus que teria sido usado pelo então candidato a deputado estadual chegou a ser interceptado pela Polícia Federal na Estrada de Bujari, quando se deslocava de Rio Branco com destino a Tarauacá, com cerca de 30 pessoas a bordo.

RECEBA NOTÍCIAS NO CELULAR

Ainda de acordo com o MPE, no mesmo ônibus, foram encontrados 12 cartazes coloridos em poder do motorista do veículo, contendo a foto do Investigado e os dizeres “Segurança para todos” e “Dep. Estadual Walter Prado 12.777”.

Além disso, Walter Prado teria feito a doação de uma espingarda de seta a um eleitor, o que foi posteriormente confirmado pelo próprio acusado.

O juiz relator, Marcelo Bassetto, com base no entendimento, firmado pelo STF, de que a “Lei da Ficha Limpa” não se aplica ao pleito de 2010, votou pela procedência parcial da ação, a fim de que o acusado se torne inelegível pelo período de 3  anos a contar das últimas eleições.

O voto do relator foi acompanhado pela juíza Alexandrina Melo. Após o pedido de vista formulado pelo juiz Glenn Kelson Castro, os juízes Jú-nior Alberto e Elcio Sabo, com entendimento parcialmente divergente, votaram pela improcedência do pedido de declaração de inelegibilidade.
O julgamento foi presidido pela desembargadora Eva Evangelista, ante a ausência do desembargador Pedro Ranzi, que se encontra em Belo Horizonte, em viagem a serviço do Tribunal. (Ascom TRE/AC)

 

Siga 'A Gazeta do Acre' nas redes sociais

  • Canal do Whatsapp
  • X (ex-Twitter)
  • Instagram
  • Facebook
  • TikTok



Anterior

PT tem nome e projeto para prefeitura de Rio Branco e vai lutar pela unidade na FPA

Próxima Notícia

Festa do boi

Mais Notícias

A declaração foi dada durante entrevista coletiva na manhã desta segunda-feira, 9. Foto: Vitor Paiva
POLÍTICA

Bocalom minimiza subida de Mailza em pesquisa e afirma que “eleitor vota no trabalho”

09/02/2026
Foto: Vitor Paiva
POLÍTICA

Bocalom confirma resistência dentro do PL no Acre e diz que decisão sobre candidatura ao governo sairá de Brasília

09/02/2026
Foto: Vitor Paiva
Destaques Cotidiano

“Vou fazer de tudo para não deixar o PL”, diz Bocalom após convite do Avante

09/02/2026
Temyllis e Tchê (Foto: Montagem)
POLÍTICA

Temyllis Silva assume a Seagri com a saída de José Luis Tchê para a Aleac

09/02/2026
A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva — Foto: Daniel Ramalho/AFP
POLÍTICA

Do Seringal para o mundo: Marina Silva celebra 68 anos de uma trajetória dedicada à Amazônia

08/02/2026
Presidente Lula durante discurso na celebração dos 46 anos do PT, em Salvador
6º guia gazeta

Lula diz que eleição será guerra: “Não tem mais Lulinha paz e amor”

07/02/2026
Mais notícias
Próxima Notícia

Festa do boi

Moradores do bairro da Pista fazem protesto por fechamento de unidade

Jornal A Gazeta do Acre

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre

  • Expediente
  • Fale Conosco

Sem resultados
View All Result
  • Capa
  • Últimas Notícias
  • Polícia
  • Geral
  • Política
  • Colunistas & Artigos
    • Roberta D’Albuquerque
    • O prazer é todo meu
    • Marcela Mastrangelo
    • Beth Passos
  • Social
    • Márcia Abreu
    • Giuliana Evangelista
    • Beth News
    • Jackie Pinheiro
    • Roberta Lima
    • Gazeta Estilo
  • Publicações Legais
    • Publicações Legais
    • Comunicados
    • Avisos
    • Editais
  • Receba Notícias no celular
  • Expediente
  • Fale Conosco

© 2022 - Todos os direitos reservados. A Gazeta do Acre