Tião Viana consegue apoio para a construção de mais 12 escolas no Acre

Em reunião em Brasília, o governador Tião Viana, acompanhado do secretário de Estado de Educação e Esporte, Daniel Zen, conseguiu bons resultados que fortalecem o trabalho na Educação do Estado. O Acre passará a ganhar mais doze escolas para atender alunos do ensino fundamental e ainda do ensino médio.
Escolas28
Parte dessas escolas serão essen-ciais para atender áreas urbanas que apresentam demandas por novas matrículas, como por exemplo, os conjuntos habitacionais dos programas “Minha Casa, Minha Vida” e “Minha Morada”.

Em reunião com o novo presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento para Educação (FNDE), José Carlos Wanderley Dias e assessores, foi possível também encontrar soluções para questões referentes ao convênio celebrado entre o FNDE e o estado, que tem como objeto a reforma e ampliação de dez escolas. O governador também aproveitou para encaminhar a solicitação para efetivação do convênio que visa reformar e ampliar mais seis escolas. Ambos são oriundos de propostas inscritas no Plano de Ações Articuladas (PAR) de 2008 e 2009, respectivamente, cujos recursos ainda não haviam sido liberados.

Tião Viana agradeceu ao ministro da Educação, Fernando Haddad, e toda sua equipe. “O Acre tem recebido atenção e carinho especial da presidenta Dilma e dos ministros. Agradeço muito pelo apoio dado pelo ministro Fernando Haddad, que possibilitou mais essa conquista, para continuarmos trabalhando pelo avanço e melhorias na Educação do Estado”, comentou.

As parcerias decorrentes de convênios com o FNDE/MEC têm sido responsáveis por garantir o volume de investimentos na dimensão da infraestrutura educacional em nosso Estado. Nas próximas semanas, o secretário de Educação e Esporte e o governador do Estado assinarão ordem de serviço para construção de 16 novas escolas indígenas, decorrentes de propostas aprovadas no âmbito do PAR Indígena, perante o FNDE. O total do montante de investimentos nessa ação será da ordem aproximada de R$ 1.120.000,00. Além dos investimentos em infra-estrutura, as parceiras com o FNDE também transcorrem nos chamados programas suplementares, que abrangem a merenda, o transporte escolar e a distribuição de livros didáticos.

Mais ações – além dos bons resultados na reforma, ampliação de escolas e construção de novas unidades escolares, o governador Tião Viana e o secretário Daniel Zen também trataram de assuntos como a questão da continuidade das ações do Programa Proinfo no Acre, com a instalação de laboratórios de informática em escolas da zona rural, assim como a disponibilização de sinal de internet para essas escolas localizadas em áreas onde não há o sinal das operadoras de telefonia.
Daniel Zen comenta que esse trabalho é essencial para a massificação do uso das novas tecnologias no ambiente educacional.  (Agência Acre)

 

 

Assuntos desta notícia


Join the Conversation