Trânsito e Transporte Público

coluna.matias.pai.diagramadTratar de assuntos como Trânsito e Transporte Público por mais rudimentar que pareça num superficial lançar de olhos, não é missão das mais fáceis e despretensiosas. Por assim ser, que enalteço o pioneirismo do jornal A GAZETA de abrir esse espaço semanal tão desafiador e que me proporcionou um contentamento enorme.

Afirmo ser desafiadora, primeiramente porque com relação ao Trânsito, nem sequer os especialistas da área chegaram a um consenso comum no que toca a correta terminologia da palavra. Alguns fazem distinção entre o conceito de Trânsito e Tráfego, já, outros, os reconhecem como sinônimos. Portanto, se pensarmos bem, logo de início esbarramos com algo aparentemente elementar que é definir Trânsito e Tráfego. Nesse sentido, ao falar sobre o assunto proposto, é preciso muita cautela e atenção tendo em vista que o Trânsito não se resume a conhecer apenas o significado de algumas placas e o que significam o sinal vermelho, amarelo e verde. Trânsito compreende um universo muito mais amplo do que vocês imaginam. Quando se fala em Trânsito, tratamos e cuidamos de vidas, de consciência social, educação dentre tantos outros valores morais que “deveriam” reger nosso comportamento em sociedade.

Segundo, porque, no tocante ao Transporte Público, estamos analisando algo que gerou muita polêmica desde seu surgimento em 1662 na França e continua propiciando infindáveis discussões em seu âmbito funcional, ou seja, não apenas em razão de tarifas ou conforto do usuário, mas também sob muitos outros aspectos como, por exemplo, as rotas percorridas e até o modelo do ônibus, trem, metrô e etc., mais apropriados para cada realidade e necessidade das pessoas a serem atendidas. Afinal de contas, como quase tudo que rodeia a Administração Pública, nos deparamos com conflitos incessantes de ideologias e posicionamentos políticos que se entravam na dicotomia interesses individuais x interesses coletivos.

Por fim, apresento-me aqui com a proposta de levar até vocês um pouco dos muitos anos que me entreguei e dediquei como Gestor Público em Trânsito e Transporte Público no Brasil compartilhando e dividindo o conhecimento e experiência adquirida ao longo de todos esses anos trazendo informações, novidades e curiosidades para uma evolução mais rápida, eficaz e sólida desse setor em nosso país.

* Naganuma é especialista em Trânsito e Transporte Público e ocupou os mais diversos cargos de gerências, diretorias e presidências de inúmeros órgãos governamentais no âmbito municipal, estadual e federal. Hoje presta consultoria ao redor do país e é dono da Naganuma – Advocacia e Consultoria em Trânsito e Transporte Público.

 www.naganuma.com.br
[email protected]
twitter: @mtnaganuma

Assuntos desta notícia


Join the Conversation