Depasa realiza melhorias no Sistema de água em Cruzeiro do Sul

Habitação própria, ruas pavimentadas com água encanada e esgoto tratado são necessidades básicas do cidadão e, evidentemente, direitos que resgatam a dignidade da pessoa humana.

O Depasa, órgão responsável pela pavimentação e saneamento do Estado, está construindo 20 quilômetros de rede de água, escavando nove poços para abastecer a população de Cruzeiro do Sul e realizando a recuperação, conservação e limpeza de quatro reservatórios de água.

Cerca de R$ 16 milhões serão aplicados na maior cidade do Vale do Juruá para serem investidos em saneamento e pavimentação. As obras do programa Ruas do Povo estão em processo licitatório, que acontece nesta quinta-feira, 22.

Para a primeira fase, as obras serão divididas em dois lotes: o primeiro contempla 22 ruas, com extensão de 6,4 quilômetros distribuídos entre os bairros Formoso (Vila Rica), Arthur Maia, Floresta (Copacabana) e Aeroporto Velho.

O segundo lote engloba mais 21 ruas para a cidade, com extensão de 6 quilômetros nos bairros Remanso, conjunto Mâncio Lima, Cruzeirão (Av. 25 de Agosto), Telégrafo, Tiro ao Alvo, Oscar Trovão, Cohab e Arthur Maia. Com todas as ruas pavimentadas, sistema de esgoto e sistema de água tratada e encanada para todos os moradores, a rotina de vida do povo cruzeirense mudará para melhor.

Pela primeira vez os quatro reservatórios mais antigos da cidade, que nunca tiveram manutenção, serão recuperados, sendo realizadas a conservação, limpeza e pintura.

Os reservatórios de água localizados nos bairros Cruzeiro (com espaço para 750 mil litros), Alumínio (550 mil litros), Telégrafo (750 mil litros), e o Cruzeirão (1 milhão de litros) vão continuar fazendo a distribuição nas casas normalmente, só que agora com mais saúde, segurança e qualidade. Água limpa é sinal de vida saudável, e isto é o que os moradores de Cruzeiro do Sul terão: água tratada, diariamente, para as necessidades básicas e consumo.

Água todos os dias para os bairros carentes

Os bairros Miritizal – um dos maiores do município – Tiro ao Alvo e Santa Luzia eram os mais necessitados de água encanada e tratada. Atualmente o sistema de água consegue abastecer todas as casas diariamente. “Água já não é mais um problema, e sim uma solução”, comenta Gelmires Lima, gerente do Depasa em Cruzeiro do Sul.

Para aumentar a eficácia da distribuição de água na cidade, serão implantados nove poços para levar água, com abastecimento integral, aos bairros carentes. Os poços serão perfurados em diferentes bairros: um com profundidade de 150 metros, no conjunto Cumaru; três, também de 150 metros, no bairro Miritizal; outro no bairro da Cobal, próximo à escola Maria Lima; um poço no bairro Cruzeirinho, na escola Irmã Diana; e mais três poços de 250 metros perfurados nos bairros Saboeiro, Cohab e 25 de Agosto.

Em parceria com a Secretaria Executiva de Habitação (Sehab), foi possível construir mais dois reservatórios de água, com 50 mil litros cada, para garantir água em tempo integral nos domicílios. (Agência Acre)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation