Documentário “Soldados da Borracha” em exibição no Cine Recreio

O filme “Soldados da Borracha”, do diretor acreano Cesar Garcia Lima, será exibido em Rio Branco, nesta terça-feira, 13, no Cine Recreio, às 19 horas. A sessão aberta ao público, que contará com a presença do diretor do dicumentário tem o apoio do governo do Estado, através da Fundação de Cultura Elias Mansour. O filme foi exibido nos festivais Cine Las Americas (Estados Unidos), Brésil em Mouvements (França) e nas mostras Cine Mube-Vitrine (São Paulo) e Etnodoc (Rio de Janeiro).

Cesar Garcia comenta que o documentário, realizado entre as cidades de Rio Branco, Plácido de Castro e Xapuri, aborda o presente, que dá novo sentido à História: “É a partir da vida atual dos soldados da borracha que essa saga faz sentido para as novas gerações e dignifica os que dela participaram. Tem sido muito gratificante enviar o filme para outros países e estados e saber que mais e mais pessoas estão conhecendo essa saga.”

Realizado em 2010 a partir de prêmio recebido pelo edital Etnodoc, com produção da Modo Operante, do Rio de Janeiro,  o filme narra a história de quatro seringueiros de diversas origens para mostrar a trajetória de luta dos soldados da borracha convocados para ajudar os aliados na Segunda Guerra Mundial.

O diretor também cumpre uma agenda de atividades de apoio à Proposta de Emenda à Constituição (PEC 556/02), que reivindica os mesmos direitos de combatentes de guerra aos soldados da borracha. Essa questão voltou à ordem do dia com a inclusão dos soldados da borracha no livro e panteão de heróis da pátria, que terá solenidade em novembro, em Brasília. Ele participou do encontro de soldados da borracha e autoridades no Ginásio do Sesi, no último dia 10.

“Chegou a hora de unirmos esforços para reparar essa injustiça que perdura há décadas. A maior parte dos soldados da borracha ainda vive no Acre e é importante que cada seringueiro ou seus descendentes estejam unidos para mobilizar todo o Brasil na melhoria de suas condições de vida”, diz. (Assessoria FEM)

Assuntos desta notícia


Join the Conversation