X

Famílias da Floresta do Antimary vão à Assembléia pedir apoio dos deputado

Produtores rurais que moram na Floresta Estadual do Antimary, foram até a Aleac para pedir apoio dos deputados estaduais. Eles querem a pavimentação de ramais e a revisão do acordo feito com madeireiras para a comercialização de madeira.

De acordo com o presidente da Associação de Seringueiros da Floresta Estadual do Antimary (Asfea), Agenor Nascimento, a situação das mais de 50 famílias que moram na região é complicada, pois além da falta de ramais, eles não estão recebendo pela madeira comercializada.

“Os donos da madeireira não querem pagar aquilo que é direito das famílias. Estamos enfrentando muitas dificuldades e precisamos de mais apoio. Muitos produtores foram multados e não temos condições de trafegar pelos ramais”, denunciou.

Emocionado, o produtor José Lima de Souza fez um apelo aos parlamentares  para que o Deracre possa pavimentar os ramais. Ele também pediu apoio para a revisão do Termo de Ajustamento de Conduta firmado pelo MPF.

“Precisamos de ajuda. Estamos abandonados e na dependência de empresários que só querem explorar nossas terras. Sem ramais e no isolamento vamos continuar vivendo na exploração”, argumentou.

Apresentando documentos e contratos assinados pelos produtores, o deputado Wherles Rocha (PSDB) cobrou mais atenção do governo do Estado para a situação das famílias que moram na Floresta do Antimary.

Respondendo às acusações de Rocha, o líder do governo na Aleac, deputado Moisés Diniz (PCdoB) se reuniu com os produtores e garantiu apoio. Entre outras coisas ele se comprometeu em fazer uma visita à comunidade para verificar de perto a realidade das famílias.

Moisés Diniz também afirmou que vai buscar junto à Defensoria Pública do Estado apoio para que os produtores possam recorrer das multas. “Temos caso de produtor que foi multado em R$ 200 mil. Isso é um absurdo”, afirmou. Ele disse ainda que a intenção é que seja realizado um encontro com representantes das famílias e do Governo do Estado para que sejam encontradas soluções para os principais problemas enfrentados pela comunidade.

Categories: Geral
A Gazeta do Acre: